Qual a origem de Corpus Christi?

In Canto do Joca On

Em 16 de junho é comemorado o Corpus Christi, data que faz parte do calendário católico e homenageia o sacramento da eucaristia. O termo, originário do latim, significa “corpo de Cristo” e é realizado como uma forma de relembrar a morte e ressurreição de Jesus Cristo.
De acordo com o Irmão Nathan da Costa, do Colégio Marista Cascavel, a história de Corpus Christi está intimamente ligada com a história da comunhão dos cristãos que se reúnem em torno da mesa do altar para a Eucaristia. No início desta celebração compreendia-se que ela deveria acontecer sessenta dias após a Páscoa, em uma quinta-feira. “O responsável pela instituição desta devoção foi Papa Urbano IV, em 1264. Todavia, ele deixou claro que a Festa do Corpo e Sangue de Cristo era apenas de caráter devocional, visto que oficialmente o dia da Eucaristia é na quinta-feira santa”, explica Costa.

História
Segundo a tradição, a festa surge bem antes de sua instituição em 1264, a partir de uma visão de uma religiosa que teve revelações divinas que pedia uma festa que pudesse comemorar o sacramento da Eucaristia. Sendo assim, desde 1230, a celebração acontecia apenas internamente na Igreja onde havia acontecido tal elã, na Bélgica. Em 1247, a celebração vai às ruas da Paróquia de Saint Martin e toma proporção mundial em 1264, a partir do desejo do Papa.
Mesmo com a instituição desta festa e sendo celebrada com fervor pelos cristãos, ao longo da história ela foi perdendo força. A Eucaristia passa a ter uma conotação mágica, não é preciso mais tomar e beber do Corpo e Sangue de Cristo, basta vê-lo. É com o Concílio Vaticano II que se recupera a dimensão da ceia pascal da Eucaristia, memorial da paixão e morte de Cristo.
Com isso, os fiéis voltam a olhar com atenção o que viveram os primeiros cristãos, onde se reuniam em torno da mesma mesa para a fração do pão. Lugar em que a ceia tinha um sentido especial, com a intenção de fazer memória da paixão, morte e ressurreição do Cristo. Ir. Nathan Costa comenta que “é neste momento que Jesus se oferece e fica conosco como alimento, ou seja, faz-se Pão. É este o sustento da vida comunitária”.
A festa do Corpo e Sangue de Cristo recebe este nome por ser seu corpo, o único recurso que Jesus dispunha antes de ser preso e sofrer a paixão. Não tinha outra riqueza nem outro dom a nos oferecer. Esse Corpo que era sua própria vida; sentia-se abençoado em sua totalidade, sem deixar nada fora. Agradeceu por isso e fez dele um gesto definitivo: entregou-se por inteiro, sem nada reservar para si.

Sobre os Colégios Maristas: 
Os Colégios Maristas estão presentes no Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso do Sul, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 21 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

You may also read!

Chocolate e diversão gratuitos para as crianças de Paranapiacaba na Páscoa

Doce Páscoa na Vila será realizada, acima de tudo, neste domingo, a partir das 14h, na Casa Multiuso Para comemorar

Read More...

Descontos de R$ 50 mil a R$ 500 mil no Feirão de imóveis MBigucci em 11 e 12 de abril

A promoção ocorre partir das 9h, na Home Store MBigucci, Av. Caminho do Mar, 3115/ SBCampo, com prontos para

Read More...

Com modelo da Guardiã, São Bernardo participa de encontro em Brasília sobre enfrentamento à violência contra a mulher 

Município foi representado pela equipe especializada da GCM em evento do Ministério da Justiça e Segurança Pública, que debateu

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu