Projeto literário da Educação de Ribeirão Pires, Coop e Horizonte Comunicação é apresentado na FLIRP 2023

In ABCD, Cultura On

Produção selecionou as 18 melhores cartas com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying

A segunda edição da FLIRP 2023 marcou a entrega de um importante projeto, realizado entre a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, COOP e Horizonte Comunicação.

A atividade selecionou as 18 melhores histórias e ilustrações produzidas por alunos da rede municipal com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying.

O projeto realizado para mais de 850 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental buscou trabalhar a escrita e leitura através do gênero epistolar, em que os alunos puderam escrever cartas sobre um de três assuntos que foram propostos.

Para a elaboração do livro, os alunos trabalharam em conjunto.

Enquanto alguns fizeram os textos, outros estudantes selecionaram as cartas para poder elaborar as imagens que ilustram as mensagens.

Dessa forma, o projeto serviu, também, para a estimular a integração entre os alunos.

Inclusão

Em uma das cartas, Sara Côrrea Benatte, aluna do 5º ano da EM (Escola Municipal) Comendador Abdalla Chiedde destaca a inclusão na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires.

“Aqui na escola temos muitos alunos deficientes e aprendemos que inclusão é muito importante. Que bom que somos diferentes, se todos fossem iguais o mundo seria sem graça”, escreveu, por exemplo, a estudante em um dos textos que foi selecionado.

Alegria e satisfação

Conforme a orientadora educacional da Prefeitura, Silvia Regina dos Santos, quando souberam que os contos selecionados seriam publicados na forma de um livro com ilustrações, os estudantes não esconderam a alegria e a satisfação.

Até mesmo os professores que participaram efetivamente da atividade se sentiram valorizados.

“Os estudantes ficaram ansiosos e felizes quando souberam que suas cartas poderiam virar um livro, assim como as ilustrações feitas também pelos alunos. Acredito que esse foi um diferencial para que os alunos e professores se sentissem valorizados”.

A profissional da educação ainda afirmou que a atividade se baseia na Base Nacional Comum Curricular.

Já para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, que atua na Horizonte Educação e Comunicação, o destaque fica para a relevância da ação, que auxilia no desenvolvimento dos alunos que participaram da iniciativa.

“A escrita e a leitura são competências essenciais para o desempenho pedagógico dos jovens alunos, que são o foco do projeto Histórias Ilustradas. Trabalhando o gênero epistolar, em especial as cartas, com uma temática social muito importante que é a diversidade e inclusão, o projeto possibilita ainda que eles compartilhem conhecimento”, avaliou, em conclusão.

You may also read!

Ligações irregulares de esgoto próximo ao Parque Central na mira da Prefeitura

Vistorias constataram imóveis que direcionam esgoto doméstico para a rede destinada exclusivamente ao escoamento de águas de chuva Equipes da

Read More...

Ribeirão Pires: Observatório da Cultura Indígena promove imersão e aprendizado em escola municipal do Parque do Governador

Atividade com crianças de 0 a 5 anos na Escola Municipal Professora Mabel Cunha valoriza diversidade cultural por meio

Read More...

Casa do Trabalhador de Mauá tem 102 vagas com salários de até R$ 4.464,76

A Prefeitura de Mauá, por meio da Secretaria de Trabalho, Renda e Empreendedorismo, está com 102 vagas de emprego

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu