Projeto literário da Educação de Ribeirão Pires, Coop e Horizonte Comunicação é apresentado na FLIRP 2023

In ABCD, Cultura On

Produção selecionou as 18 melhores cartas com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying

A segunda edição da FLIRP 2023 marcou a entrega de um importante projeto, realizado entre a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, COOP e Horizonte Comunicação.

A atividade selecionou as 18 melhores histórias e ilustrações produzidas por alunos da rede municipal com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying.

O projeto realizado para mais de 850 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental buscou trabalhar a escrita e leitura através do gênero epistolar, em que os alunos puderam escrever cartas sobre um de três assuntos que foram propostos.

Para a elaboração do livro, os alunos trabalharam em conjunto.

Enquanto alguns fizeram os textos, outros estudantes selecionaram as cartas para poder elaborar as imagens que ilustram as mensagens.

Dessa forma, o projeto serviu, também, para a estimular a integração entre os alunos.

Inclusão

Em uma das cartas, Sara Côrrea Benatte, aluna do 5º ano da EM (Escola Municipal) Comendador Abdalla Chiedde destaca a inclusão na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires.

“Aqui na escola temos muitos alunos deficientes e aprendemos que inclusão é muito importante. Que bom que somos diferentes, se todos fossem iguais o mundo seria sem graça”, escreveu, por exemplo, a estudante em um dos textos que foi selecionado.

Alegria e satisfação

Conforme a orientadora educacional da Prefeitura, Silvia Regina dos Santos, quando souberam que os contos selecionados seriam publicados na forma de um livro com ilustrações, os estudantes não esconderam a alegria e a satisfação.

Até mesmo os professores que participaram efetivamente da atividade se sentiram valorizados.

“Os estudantes ficaram ansiosos e felizes quando souberam que suas cartas poderiam virar um livro, assim como as ilustrações feitas também pelos alunos. Acredito que esse foi um diferencial para que os alunos e professores se sentissem valorizados”.

A profissional da educação ainda afirmou que a atividade se baseia na Base Nacional Comum Curricular.

Já para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, que atua na Horizonte Educação e Comunicação, o destaque fica para a relevância da ação, que auxilia no desenvolvimento dos alunos que participaram da iniciativa.

“A escrita e a leitura são competências essenciais para o desempenho pedagógico dos jovens alunos, que são o foco do projeto Histórias Ilustradas. Trabalhando o gênero epistolar, em especial as cartas, com uma temática social muito importante que é a diversidade e inclusão, o projeto possibilita ainda que eles compartilhem conhecimento”, avaliou, em conclusão.

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu