Produção selecionou as 18 melhores cartas com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying
A segunda edição da FLIRP 2023 marcou a entrega de um importante projeto, realizado entre a Secretaria de Educação e Cultura de Ribeirão Pires, COOP e Horizonte Comunicação.
A atividade selecionou as 18 melhores histórias e ilustrações produzidas por alunos da rede municipal com a entrega do livro “Histórias Ilustradas”, que aborda temas como inclusão, diversidade e bullying.
O projeto realizado para mais de 850 alunos de 4º e 5º anos do Ensino Fundamental buscou trabalhar a escrita e leitura através do gênero epistolar, em que os alunos puderam escrever cartas sobre um de três assuntos que foram propostos.
Para a elaboração do livro, os alunos trabalharam em conjunto.
Enquanto alguns fizeram os textos, outros estudantes selecionaram as cartas para poder elaborar as imagens que ilustram as mensagens.
Dessa forma, o projeto serviu, também, para a estimular a integração entre os alunos.
Inclusão
Em uma das cartas, Sara Côrrea Benatte, aluna do 5º ano da EM (Escola Municipal) Comendador Abdalla Chiedde destaca a inclusão na rede municipal de ensino de Ribeirão Pires.
“Aqui na escola temos muitos alunos deficientes e aprendemos que inclusão é muito importante. Que bom que somos diferentes, se todos fossem iguais o mundo seria sem graça”, escreveu, por exemplo, a estudante em um dos textos que foi selecionado.
Alegria e satisfação
Conforme a orientadora educacional da Prefeitura, Silvia Regina dos Santos, quando souberam que os contos selecionados seriam publicados na forma de um livro com ilustrações, os estudantes não esconderam a alegria e a satisfação.
Até mesmo os professores que participaram efetivamente da atividade se sentiram valorizados.
“Os estudantes ficaram ansiosos e felizes quando souberam que suas cartas poderiam virar um livro, assim como as ilustrações feitas também pelos alunos. Acredito que esse foi um diferencial para que os alunos e professores se sentissem valorizados”.
A profissional da educação ainda afirmou que a atividade se baseia na Base Nacional Comum Curricular.
Já para o coordenador do projeto, Allan de Amorim, que atua na Horizonte Educação e Comunicação, o destaque fica para a relevância da ação, que auxilia no desenvolvimento dos alunos que participaram da iniciativa.
“A escrita e a leitura são competências essenciais para o desempenho pedagógico dos jovens alunos, que são o foco do projeto Histórias Ilustradas. Trabalhando o gênero epistolar, em especial as cartas, com uma temática social muito importante que é a diversidade e inclusão, o projeto possibilita ainda que eles compartilhem conhecimento”, avaliou, em conclusão.