Estudantes da Emeief Profª Hermínia Lopes Lobo participaram de atividades utilizando materiais reciclados para criação de robôs
Avião, barco e roda gigante foram alguns dos trabalhos apresentados nesta quinta-feira (14.04) pelos alunos da Emeief Profª Hermínia Lopes a partir do projeto Robótica Nas Escolas.
A iniciativa visa reaproveitar materiais reciclados, incentivando a construção de robôs com circuitos eletrônicos e proporcionando conhecimentos de robótica e tecnologia.
A aluna Caroline Moreira Rosa, de 10 anos, ficou satisfeita com o resultado do desempenho conquistado durante as oficinas que participou.
“A minha criação foi a robô Andy. Eu adorei as aulas de robótica e usar materiais recicláveis para dar vida a ela. Foi um grande aprendizado”, disse, por exemplo.
Três oficinas
O projeto Robótica nas Escolas, desenvolvido com cerca de 370 alunos na Emeief Profª Hermínia Lopes, foi divido em três oficinas: a primeira abordou o tema sucata (coleta e reciclagem); já a segunda explorou física e elétrica; e na terceira os alunos colocaram suas ideias em prática para que fossem apresentadas na Feira de Robótica realizada nesta quinta-feira.
O incentivo às práticas pedagógicas trouxe, além disso, a proposta de impulsionar a criatividade por meio do reaproveitamento de materiais e contato com circuitos eletrônicos, gerando soluções locais a problemas reais.
Para Lucineide Maciel de Sousa, assistente pedagógica da Emeief Profª Hermínia Lopes, o Projeto Educativo Cultural Artístico “Robótica nas Escolas” agregou ao ensino dos alunos.
“Foi um desafio para todos aqui na escola, mas quando nos deparamos com o empenho dos alunos e vimos neles a consciência ambiental foi sinônimo de sucesso. Esta Feira de Robótica marcou o primeiro evento aberto após a pandemia, o que tornou a ação ainda mais especial”, disse, em resumo.
Kits de robótica
Para participar das oficinas, os alunos receberam, em primeiro lugar, kits de robótica para aprofundar noções de elétrica e conceitos de circuito aberto, circuito fechado, funcionamento de Led e funcionamentos de motores.
A partir de sucatas de eletrônicos foi possível integrar materiais reciclados com motores e elétrica para construir o protótipo.
Fios, ventoinhas, bateria 9V e motores de DVD Player foram, portanto, alguns dos itens utilizados nos projetos.
O aluno Matheus Bernardes, de 10 anos, comentou sua experiência.
“A parte de criar o meu robô para mim foi a mais difícil, mas na hora de montar foi muito tranquilo. Lá em casa já separamos os recicláveis, mas com as aulas aprendi bastante coisas novas. Valeu a pena”, disse, em suma.
Projeto
O projeto, cuja base é a transformação social através do conhecimento, é uma realização da LeasePlan em parceria com a NTICS Projetos.
A iniciativa visa conscientizar os estudantes sobre um problema social que é a questão do lixo, e por meio de oficinas que reaproveitam materiais reciclados.
Em Santo André a ação contou com os agentes educadores Ana Paula Scalabrini e Celio Nascimento.
“Os alunos demonstraram interesse do início ao fim, desde a parte teórica até o dia da feira”, celebrou Celio. “Acompanhar os pais tendo acesso aos trabalhos de seus filhos também foi emocionante”, disse, da mesma forma, Ana Paula.
Da mesma forma, em Santo André todas as atividades e conteúdos oferecidos foram totalmente gratuitos e direcionados aos estudantes do Ensino Fundamental I.
Nas demais cidades participantes, em conclusão, a oferta do projeto se deu para alunos de 6 a 14 anos.