Projeto garante a ampliação da Educação Especial Inclusiva em Diadema

In ABCD, Educação On
Foto: Mauro Pedroso/PMD

Centro de Atenção à Inclusão Social – CAIS funciona desde a década de 1990 e a nova regulamentação vai proporcionar a criação de polos de atendimento descentralizados

A Câmara de Diadema aprovou projeto de lei do Executivo para permitir que a Secretaria de Educação amplie o atendimento para estudantes avaliados como público-alvo da educação especial e inclusiva.

O projeto de Lei Complementar 57 muda a estrutura administrativa da Pasta.

Transforma o Serviço de Educação Inclusiva em Divisão de Educação Inclusiva, que passa a ter o Serviço de Atenção e Inclusão Social, executado no CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social).

Localizado no Centro, o CAIS atende estudantes da rede municipal de ensino que são o público-alvo da educação especial no contraturno escolar, quando esta não pode ser ofertada apenas nas turmas regulares, devido às necessidades e particularidades dos estudantes de suplementar ou complementar sua demanda pedagógica.

Desde que o CAIS foi criado, em 1993, o número de estudantes que necessitam da educação especial aumentou cerca de 85% no município, chegando a 1.200 matrículas em 2022.

Ampliação do serviço

A coordenadora de Educação Especial e Inclusiva da Secretaria de Educação, Ana Claudia Martins, destacou que com a aprovação da lei haverá a possibilidade de novos investimentos e da ampliação do serviço.

“A gente vai conseguir fazer a ampliação de polos desse centro a partir da mudança implementada por essa lei. Vamos abrir unidades em outras regiões e com a previsão de ampliação na oferta de vagas, com certeza”, explicou.

Segundo Ana Claudia, a expectativa da Secretaria de Educação é a de que sejam abertos ao menos outros dois centros para que haja a ampliação dos atendimentos.

“A aprovação dessa lei vai dar ainda mais validade e qualidade para um trabalho que o município executa há 30 anos”, disse, em conclusão.

O CAIS funciona, portanto, na Rua São Luiz, 81, no bairro Chácara Húngara.

You may also read!

Câmara de Ribeirão Pires aprova projetos que mantêm valores dos subsídios do Executivo e Legislativo

Projetos mantêm subsídios de vereadores, prefeito, vice-prefeito e secretários municipais, para a gestão de 2025 a 2028. Em outras palavras,

Read More...

Marcelo Lima anuncia criação de hospital infantil no primeiro ano de governo

Candidato fez caminhada no Assunção ao lado do prefeito Orlando Morando, da deputada Carla Morando e de Flávia Morando Marcelo

Read More...

“Nada pode piorar o Alex”, afirma Dib, ao declarar neutralidade

Ex-prefeito afirma que não vota nulo, dá a entender voto em Marcelo e lima Manente das possibilidades Ao lado do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu