Projeto em Santo André forma educadores ambientais mirins e engaja crianças nas questões climáticas

In ABCD, Educação On
- Updated

Iniciativa lançada nesta terça-feira prevê atender 90 participantes de entidades assistenciais andreenses até o final do ano

A Secretaria de Meio Ambiente e Mudanças Climáticas, por meio do Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André), lançou nesta terça-feira (22 de abril, Dia da Terra) a formação inédita “Henducadores Mirins”, uma nova iniciativa do Programa Hendu – Reconexão com o Meio Ambiente sob o Olhar Infantil, desenvolvido pela Gerência de Educação e Mobilização Ambiental da autarquia.

O Hendu foi criado durante a pandemia para servir de espaço de sensibilização ambiental para o público infantojuvenil em um período de isolamento, trazendo atividades virtuais, dicas de filmes e de leitura. Agora, o programa expande seu alcance com foco no protagonismo das crianças para a construção de um futuro mais sustentável. A palavra Hendu, de raízes Tupi-Guarani, traduz a essência do projeto: escutar, ouvir e entender a natureza.

“A nova formação visa fortalecer a conexão entre os pequenos e meio ambiente, incentivando-os a aprender, ensinar e agir como verdadeiros agentes de transformação ambiental”, explica a diretora de gestão ambiental do Semasa, Eriane Justo Luiz Savoia.

As crianças participantes serão estimuladas a aprofundar seus laços com a natureza, a compreender os impactos das alterações climáticas em seu cotidiano e a disseminar práticas sustentáveis em suas comunidades. A proposta do projeto é atuar em parceria com entidades assistenciais, sendo que a estreia de hoje ocorreu na Entidade Todo Mundo Feliz, na Vila Príncipe de Gales. Para celebrar o Dia da Terra e como parte da atividade, as crianças realizaram um juramento de proteção ao planeta.

“O programa vai ser muito importante, pois as crianças precisam aprender a importância de preservar o meio ambiente. E, além de aprenderem, elas vão multiplicar junto à família”, comenta a assistente pedagógica da entidade, Juliana Garcia.

Inicialmente, a iniciativa atenderá cerca de 90 crianças com idades entre 4 e 11 anos, distribuídas em três turmas-piloto de entidades assistenciais andreenses. Os encontros mensais, que ocorrerão de abril a novembro, incluirão um diagnóstico inicial, atividades de sensibilização e imersão na natureza, além de ações práticas como a implementação de TiNis e discussões sobre mudanças climáticas.

A metodologia TiNi (Terra das Crianças) é uma abordagem inovadora desenvolvida pelo peruano Joaquín Leguia. Por meio da criação de espaços verdes compartilhados, as crianças terão a oportunidade de vivenciar e entender na prática o funcionamento de micro ecossistemas, descobrindo sua importância para o equilíbrio ambiental, desenvolvendo empatia pela natureza e aplicando soluções ambientais de forma lúdica e engajadora.

O programa também prevê encontros com educadores e familiares, visando ampliar o impacto da iniciativa no entorno das crianças. Ao final da formação, será realizada uma cerimônia de encerramento com a certificação dos Henducadores Mirins.

Inspirado no histórico Projeto Agentes Ambientais Mirins, uma iniciativa pioneira do Semasa nos primórdios do Departamento de Gestão Ambiental (em 2000), o projeto Henducadores Mirins objetiva manter vivo esse legado, incorporando abordagens pedagógicas inovadoras e mais atuais. Além disso, a ação se alinha aos objetivos da Política Municipal de Educação Ambiental.

Fotos: Divulgação/Semasa

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu