Projeto do Complexo Educacional do Bairro Santa Maria, em São Caetano, concorre a prêmio de arquitetura

In ABCD, Educação On
- Updated

O projeto arquitetônico do Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria de São Caetano do Sul concorre ao prêmio Obra do Ano 2025 do site ArchDaily, o maior portal de arquitetura de língua portuguesa, na categoria Arquitetura Educacional. A votação da primeira fase da 9ª edição da premiação está aberta e vai até terça-feira (25.03) pelo site https://oda.archdaily.com.br/.

Inaugurado em 2022, o Complexo Educacional, Esportivo e Cultural do Bairro Santa Maria tem área construída de 10 mil metros quadrados e é a maior obra da Prefeitura no setor da Educação na história de São Caetano, com investimento de R$ 21,1 milhões. O local abriga a EMEI (Escola Municipal de Educação Infantil) Rosana Aparecida Munhos e a EMEF (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Maria Teresinha Dario Fiorotti, um ginásio poliesportivo coberto, duas quadras descobertas e um playground.

Arquiteta responsável pelo projeto, Carolina Penna afirmou que concorrer ao prêmio Obra do Ano 2025 do site ArchDaily coroa a visão de reaproveitamento de um espaço histórico para a educação de São Caetano. O Complexo Educacional reutilizou a estrutura da antiga EMEF Professora Eda Montoanelli, construída em 1968 – originalmente abrigava o Ginásio Vocacional da Vila de Santa Maria, em um conceito até então inovador de colocar o aluno como centro da política educacional do Estado de São Paulo.

“Esse edifício sempre carregou com ele instituições de ensino e vem de uma época progressista da educação em São Paulo. Como São Caetano é líder em diversos indicadores educacionais, apostamos na revitalização do conjunto de edifícios a partir da requalificação dos ambientes que têm essa história tão bacana por trás. Hoje o prédio está totalmente revitalizado e com sua história respeitada”, disse.

Carolina Penna também exaltou o fato de haver reaproveitamento do espaço e de estruturas, visão presente na arquitetura e na engenharia modernas. “Concorrer a este prêmio da ArchDaily marca a assertividade da nossa postura de reaproveitamento e reutilização dos edifícios sem demolir, tudo dentro de lógica de sustentabilidade.”

A concepção do Complexo Educacional teve Carolina Penna como arquiteta chefe e equipe formada por Lucas Albano (arquiteto coordenador), Ana Wen e Clara Bernardes (arquitetas), Gabriella Ornaghi e Bianca Vasone (paisagistas). A obra do prédio ficou a cargo da Faconstru Construção

VOTAÇÃO
O Complexo Educacional concorre com outros 11 projetos de educação espalhados pelo País e pode ir para a final do prêmio. Para votar no prédio de São Caetano basta clicar em https://oda.archdaily.com.br/br/2025/candidates/177645/complexo-educacional-esportivo-e-cultural-santa-maria-slash-carolina-penna-arquitetos.

O Prêmio ArchDaily Brasil Obra do Ano celebra as realizações arquitetônicas mais notáveis em países de língua portuguesa e está em sua 9ª edição neste ano.


Fotos: Alexandre Yort/PMSCS

You may also read!

Tom Cavalcante no Municipal de Mauá nesta sexta (20.02)

Chico da Tiana também será atração, da mesma forma, na próxima semana; ingressos já estão à venda Quem estiver com

Read More...

Atrium Shopping realiza campanha de adoção de pets

Animais resgatados estarão disponíveis para ganhar um novo lar em ação especial, portanto, neste domingo, 22 de fevereiro O Atrium

Read More...

Douglas Baldini valoriza sequência positiva e cita foco na classificação

O EC São Bernardo segue os preparativos para a oitava rodada da Série A-3, já que enfrenta o Paulista,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu