Projeto De Volta pra Sala abre inscrições extras para oficinas de capacitação

In ABCD, Educação On
- Updated
Foto: Divulgação/PMSA

O Semasa (Serviço Municipal de Saneamento Ambiental de Santo André) vai retomar as aulas e oficinas de capacitação do projeto De Volta pra Sala, que transforma sofás velhos descartados nas Estações de Coleta em novos mobiliários.

Para marcar o retorno, a autarquia vai disponibilizar novas vagas aos munícipes interessados em participar da formação e também realizará uma exposição das peças que já foram produzidas pelos participantes.

O projeto “De Volta pra Sala – transformando sofás em cidadania” é inspirado no projeto Okavango, de Diadema.

A iniciativa do Semasa é financiada pelo Fumgesan (Fundo Municipal de Gestão e Saneamento Ambiental) e teve início em 2019, mas, por causa da pandemia, em 2020 o projeto precisou ser paralisado e os encontros serão retomados em 2 de julho.

A exposição, que acontecerá no dia 22 de junho no novo Calçadão da rua Senador Flaquer, faz parte da programação do Junho Verde.

Durante a exposição, moradores de toda a cidade poderão conhecer o trabalho desenvolvido pelo projeto, acompanhar a montagem e produção de peças e ver de perto algumas das criações.

A mostra é ao ar livre e seguirá todos os protocolos de segurança e prevenção à Covid-19.

“Neste ano, já recebemos 5.458 sofás nas Estações de Coleta e outros 120 foram removidos das ruas, descartados irregularmente. O projeto viabiliza uma alternativa ambientalmente sustentável para o reaproveitamento deste tipo de produto, o que favorece a limpeza da cidade, a ampliação da vida útil do Aterro Municipal e ainda propicia uma formação profissional a moradores da cidade”, pondera o superintendente do Semasa, Gilvan Junior. 

Inscrições para novos interessados

Munícipes interessados em participar das aulas do De Volta pra Sala podem se inscrever até o dia 18 de junho pelo email devoltaprasala@semasa.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-9041.

O Semasa está disponibilizando 15 novas vagas.

Para participar, basta ser morador de Santo André, possuir mais de 18 anos, ser alfabetizado e ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais.

O projeto promove conscientização socioambiental e os participantes têm a oportunidade de aprender um novo ofício, com possibilidade de geração de renda.

A iniciativa da autarquia, seu formato e objetivos estão integrados às premissas dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), da Organização das Nações Unidas, que faz parte do compromisso municipal pelas Cidades Sustentáveis.

Segundo Diolindo Sousa, criador do projeto Okavango, o objetivo é que a pessoa consiga visualizar no móvel descartado uma possibilidade de trabalho.

“Começamos ensinando as técnicas para produção de um modelo básico e com o tempo eles já começam a aprender a produção de mobiliários mais modernos e que estejam de acordo com a demanda do mercado”, explica Sousa, que é consultor no projeto de Santo André.

A meta final é que seja implementada uma oficina de recuperação e produção de sofás e poltronas ambientalmente corretos, por meio de um empreendimento de economia solidária, que terá apoio técnico da autarquia.

As aulas são teórico-práticas e os participantes recebem formação em cooperativismo, tapeçaria e empreendimento solidário.

Serviço

•        Exposição ‘De Volta pra Sala’

Dia: 22/6, das 10h às 16h, no novo Calçadão da rua Senador Flaquer (Centro)

•        Inscrições para vagas extras

De 8 a 18/6, pelo e-mail devoltaprasala@semasa.sp.gov.br ou pelo telefone 4433-9041.

Requisitos para participar: ser morador de Santo André, possuir mais de 18 anos, ser alfabetizado e ter disponibilidade para participar dos encontros presenciais

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu