Projeto cria cadastro positivo para motoristas profissionais

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Presidente do Sinaceg, José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho/Divulgação

Tramita na Câmara dos Deputados uma inovação no Código de Trânsito Brasileiro: a criação de um cadastro positivo para motoristas profissionais.

O objetivo da deputada Christiane de Souza Yared (PL-PR) é, em primeiro lugar, premiar motoristas com boa conduta.

Concedendo benefícios, como, por exemplo, redução de pontuação na CNH e descontos no IPVA.
O projeto será analisado, além disso, pelas comissões de Viação e Transportes; de Finanças e Tributação; e de Constituição e Justiça e de Cidadania.

O relator, deputado Hugo Leal (PSD-RJ), emitiu parecer pela rejeição da proposta em 3 de outubro, e o projeto deverá ser votado no Plenário.

Imagem da categoria

Segundo o presidente do Sindicato Nacional dos Cegonheiros (Sinaceg), José Ronaldo Marques da Silva, o Boizinho, a proposta é boa. “Contribui para a imagem da categoria como exemplo de responsabilidade e segurança no trânsito”, diz Boizinho, em resumo.

Para ele, “o projeto de lei possibilita uma discussão importante sobre a valorização dos motoristas profissionais e as possíveis melhorias para a segurança nas rodovias do País”.
A ideia prevê a criação de um banco de dados com o histórico de conduta de motoristas profissionais, abrangendo categorias como taxistas, caminhoneiros, motoristas de ônibus, vans e serviços de transporte por aplicativos, como Uber e 99.

O cadastro é voluntário, com a autorização expressa do motorista, e garantirá a confidencialidade das informações.

Da mesma forma, prevê penalidades de 1 a 4 anos de reclusão e multa em casos de quebra de sigilo ou compartilhamento indevido.
Como forma de incentivo, o PL sugere a concessão de descontos nas pontuações por infrações de trânsito para motoristas que aderirem ao cadastro.

Além disso, motoristas das categorias C, D e E, já obrigados a realizar exames toxicológicos periodicamente, poderão se beneficiar de novas regras.

Quem fizer o exame de forma espontânea, em prazos inferiores ao estabelecido por lei, poderá ter o direito à redução de pontuação na carteira de habilitação e desconto no IPVA.

You may also read!

Em Diadema ação contra enchentes já executou limpeza em mais de 495 bueiros

Foram retiradas das galerias toneladas de detritos, evitando que as águas das chuvas invadissem casas de munícipes em situação

Read More...

UBSs de Diadema abrem neste sábado (22) para vacinação contra a dengue

Imunização contra a doença em jovens de 10 a 14 anos é o destaque da ação; equipes de saúde

Read More...

Feira “Eu amo, eu adoto” disponibiliza 171 animais para adoção neste domingo

Evento acontece, acima de tudo, todo último domingo de cada mês, das 10h às 15h, na tenda azul do

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu