Programas socioambientais da BRK impactaram mais de 1,3 mil pessoas em Mauá em 2025

In ABCD On
Visitas monitoradas à estação de tratamento de esgoto de Mauá ocorrem por meio do programa Portas Abertas. Durante o ano a empresa recebeu alunos de escolas da rede municipal e estadual, de universidades públicas e privadas, além de membros de associações e instituições diversas. Fotos: BRK Ambiental/Divulgação

Entre as iniciativas desenvolvidas destacam-se visitas na estação de tratamento de esgoto, apresentações teatrais e ações de coleta e destinação correta do óleo de cozinha usado

A BRK, concessionária responsável pelos serviços de esgoto em Mauá, promoveu ao longo do ano de 2025 uma série de iniciativas com foco em educação ambiental, saúde e preservação do meio ambiente. Mais de 1.360 pessoas participaram das ações socioambientais promovidas pela empresa que sensibilizaram pessoas de todas as idades. Entre as ações destacam-se visitas na estação de tratamento de esgoto por meio do programa Portas Abertas, apresentações teatrais e ações de coleta e destinação correta do óleo de cozinha usado.

Para o coordenador de Comunicação e Sustentabilidade da BRK em Mauá, Cristian Barbosa, as ações desenvolvidas reforçam o compromisso da empresa com o desenvolvimento sustentável do município.

“Nosso trabalho vai além do sistema de coleta e tratamento do esgoto. Acreditamos que o saneamento é um agente de transformação social, capaz de gerar saúde, educação, dignidade e oportunidades. Por isso, investimos em projetos que dialogam com diferentes públicos, promovem conhecimento, fortalecem relações e contribuem para um futuro mais sustentável para Mauá”, destaca.

Visitas Monitoradas por meio do programa Portas Abertas

Visita Portas Abertas/Divulgação – BRK

As visitas monitoradas na estação de tratamento de esgoto de Mauá ocorrem por meio do programa Portas Abertas. Durante o ano a empresa recebeu alunos de escolas da rede municipal e estadual, de universidades públicas e privadas, além de membros de associações e instituições diversas. No acumulado do semestre, 23 visitas foram realizadas, com 675 pessoas impactadas.

A visita, que dura cerca de duas horas, tem início com uma palestra sobre a importância dos serviços de saneamento que têm proporcionado uma evolução expressiva na despoluição do rio Tamanduateí, assim como em córregos e cursos d’água da cidade, impactando diretamente a qualidade de vida e o meio ambiente do município.

Durante as visitas também é detalhado o funcionamento do sistema público de esgotamento sanitário por meio de uma “maquete dinâmica”, que simula uma residência e conta com informações sobre todos os equipamentos necessários para executar a interligação das tubulações de esgoto dos imóveis a esse sistema.

Em seguida, os participantes visitam as instalações da ETE Mauá e têm a oportunidade de observar o processo de tratamento do esgoto, que ocorre com tecnologia de ponta.

Ao final do percurso é apresentada a produção da água de reuso, que é utilizada exclusivamente para operação da estação de tratamento e durante execução dos serviços de desobstrução de redes e tubulações realizados na cidade.

É importante destacar que a ETE – Mauá gera em média mensalmente aproximadamente um milhão de litros de água de reuso; economizando água potável que deixa de ser usada nas ruas, gerando benefícios ambientais e econômicos para o município.

“O Portas Abertas é uma aula prática de educação ambiental que reforça conceitos em relação ao uso correto do sistema de esgoto e a preservação do meio ambiente”, explica Cristian. 

O agendamento do Programa Portas Abertas pode ser feito pelo e-mail: sustentaresp@brkambiental.com.br.

Programa Portas Abertas com visitas dos alunos da rede municipal de ensino. Foto: Divulgação BRK Ambiental

Projeto Olho Vivo 

O projeto Olho Vivo, voltado à coleta e destinação adequada de óleo de cozinha usado, segue ativo em escolas municipais e conveniadas. A iniciativa prevê a destinação de todo o resíduo arrecadado para empresas que fabricam biodiesel.  

É importante destacar que o óleo de cozinha é um grande vilão do sistema de saneamento e do meio ambiente. Isso porque ao jogá-lo na pia da cozinha, depois que esfria, o óleo que era líquido vira um bloco sólido capaz de se fixar nas tubulações.

Com o passar do tempo, o acúmulo de gordura só cresce, o que vai reduzindo o espaço para a passagem do esgoto até provocar a completa obstrução do encanamento.

Para participar do projeto é simples e rápido. Após o uso (fritura dos alimentos), espere o óleo esfriar e armazene em garrafas plásticas (ou PET), de preferência transparentes. Assim que a garrafa estiver cheia, leve-a até a escola municipal ou ponto de coleta mais próximo da sua casa e deposite no coletor do programa.

 Confira a lista e endereços dos pontos de coleta no site da empresa: https://www.brkambiental.com.br/maua/coleta-de-oleo-1

Espetáculo teatral “Caminho das Águas – Saneamento básico é vida”

No período de 21 a 23 de outubro foi realizado nas escolas municipais Cora Coralina, Paulo Freire e Monteiro Lobato o espetáculo teatral “Caminho das Águas – Saneamento básico é vida”. 

A ação é incentivada pelo Instituto BRK, que tem como missão despertar desde cedo a responsabilidade socioambiental entre os estudantes.

Além do teatro, a programação incluiu oficinas com materiais recicláveis, promovendo a criatividade e o reaproveitamento de resíduos como forma de cuidado com o meio ambiente.

O programa Caminho das Águas reforça o compromisso da BRK com o desenvolvimento sustentável e o acesso à informação de qualidade. Ao unir cultura, ciência e participação social, a iniciativa mostra que cuidar do planeta pode e deve ser uma experiência divertida, educativa e transformadora.

“Ao longo do ano, nossa missão foi levar conhecimento sobre saneamento de forma lúdica, alcançando crianças, jovens e adultos, além de promover a conscientização sobre a importância da preservação ambiental e do tratamento de esgoto”, conclui Cristian.

You may also read!

Shopping ABC incentiva doação de sangue em nova campanha

Ação acontece, em primeiro lugar, em 21 e 22 de janeiro em parceria com a ONG Amor Se Doa

Read More...

Loja da Economia Solidária de Mauá cresce, diversifica produtos e impulsiona renda de artesãos

Espaço fortalece o empreendedorismo local e já movimentou, acima de tudo, mais de R$ 15 mil em vendas Prestes a

Read More...

Prefeitura de São Caetano abre inscrições para cursos da Escola Municipal de Idiomas Paulo Sergio Fiorotti

A Secretaria de Educação de São Caetano do Sul abre nesta segunda-feira (19.01) inscrições aos cursos gratuitos da Escola

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu