Programas de Diadema contemplados com o prêmio Josué de Castro de Combate à Fome

In ABCD On
Fotos Adriana Horvath/PMD

Dois programas municipais de Diadema, “Agricultura Urbana” e “Cozinha Criativa”, foram contemplados com o Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição pelo Conselho Estadual de Segurança Alimentar e Nutricional – Consea-SP.

As iniciativas foram selecionadas, acima de tudo, pela comissão do júri na categoria Programas ou Projetos de Políticas Públicas.

A primeira ficou, portanto, em segundo lugar, na classificação geral da modalidade, e a segunda obteve o quinto lugar.

As duas atividades são desenvolvidas pela Secretaria de Segurança Alimentar (SESA).

Além de conscientizarem sobre questões alimentares e nutricionais, também visam a geração de renda e o combate para a diminuição da fome.

Agricultura Urbana

O Programa Agricultura Urbana envolve o plantio de alimentos, pelo sistema da Agroecologia.

Ele garante, acima de tudo, comida saudável e sem venenos aos moradores da cidade.

Ainda efetiva o trabalho educativo para que estudantes respeitem o meio ambiente e pessoas recuperem a saúde mental.

Realizado de várias formas, o Agricultura Urbana estabelece diversos tipos de plantios e todos com a participação popular.

As Hortas Educacionais que ficam dentro das escolas municipais.

As Ocupacionais em unidades médicas.

O Horta em Casa com plantações em quintais.

E os Hortas Comunitárias com a implantação de canteiros em terrenos públicos.

Todas elas produzem verduras, legumes, temperos e ervas aromáticas e na soma geral, são 52 hortas,

As 24 Hortas Comunitárias envolvem, além disso, a dedicação de 356 munícipes, beneficiando, diretamente, 824 pessoas.

Cozinha Criativa

O Programa Cozinha Criativa, realizado em parceria com a Secretaria de Desenvolvimento, Econômico e Trabalho e a Fundação Florestan Fernandes, tem o propósito de promover cursos livres de formação profissional nos segmentos nutrição, alimentação e economia solidária, visando a inserção de moradores de Diadema no mercado formal de trabalho. Outro objetivo é viabilizar o empreendedorismo e a economia solidária, buscando a geração de renda.

Criado em 2021, o Cozinha Criativa, por meio de oficinas e dos cursos “Culinária Básica com Introdução à Economia Solidária” e “Aperfeiçoamento em Culinária e Gestão de Empreendimentos”, já formou 134 moradores de Diadema.

Para Diadema receber o Prêmio Josué de Castro é uma conquista e o coroamento de um trabalho, na área alimentar e nutricional e educacional, que a cidade vem desenvolvendo há vários anos.

O município tem, portanto, um histórico de luta e realizações pela garantia do direito humano à alimentação.

“A escolha das duas iniciativas, pelo júri do Consea-SP, é o reconhecimento do esforço desse trabalho que é levado pela atual gestão e por todas os setores municipais envolvidos”, declara o secretário da SESA, Gel Antônio.

Premiação

A cerimônia de entrega do 12º Prêmio Josué de Castro de Combate à Fome e à Desnutrição será, portanto, nesta quinta-feira (10.11), às 10h40.

Acontece, da mesma forma, dentro da Semana Estadual da Alimentação, que neste ano está na 27º edição.

O placo, em conclusão, será a Secretaria da Agricultura e Abastecimento (SAA), na Praça Ramos de Azevedo,254, 1º Andar, Centro de São Paulo.

You may also read!

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

R&K Diagnóstico Veterinário inaugura unidade em Santo André e reforça presença no ABCD

Com 18 anos de história e média de 3 mil exames por mês, o centro veterinário amplia, em primeiro

Read More...

Vitinho enaltece passagem pelo São Bernardo e projeta futuro

Após cinco temporadas, o meio-campista Vitinho Maia despediu-se, portanto do São Bernardo. O jogador chegou ao clube em 2021 e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu