Programação especial marca o Dia Internacional da Mulher em Ribeirão Pires

In ABCD On
Aula de ginástica, alongamento e dança fizeram parte da programação. Foto: PMETRP

Apresentações culturais, ginástica e serviços voltados ao bem-estar feminino movimentaram, acima de tudo, a Vila do Doce na sexta-feira (08.03)

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, a Prefeitura de Ribeirão Pires promoveu na sexta-feira (08.03), em primeiro lugar, programação especial com atividades na Praça Central da Vila do Doce.

Além de caminhada, atividades físicas com alongamento, aula de ritmos, atrações culturais e serviços gratuitos foram ofertados ao público feminino.

A abertura contou, por exemplo, com a participação do prefeito de Ribeirão Pires, Guto Volpi.

Além dele, marcaram presença a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lígia Volpi, e outras autoridades e mulheres representando o Poder Público.

Moradora do Jardim Esperança, Maria das Graças Rodrigues, de 67 anos, participou da aula de ritmos.

“Gosto muito de dançar e esse espaço é muito importante para dar visibilidade para nós mulheres”, disse.

Sorridente, Maria contou, por exemplo, que iria aproveitar a oportunidade para aferir a pressão e cuidar mais da saúde.

“Tenho que aproveitar a ocasião para cuidar um pouco de mim”, ressaltou, em resumo.

Conscientização

Mais do que comemorar, a ação teve objetivo conscientizar sobre o enfrentamento à violência doméstica e familiar contra a mulher.

Houve a demonstração do aplicativo ANA.

Também do trabalho desenvolvido pela Coordenadoria de Mulheres, voltada ao atendimento de moradoras em situação de violência.

E do projeto Girassol, iniciativa do Ministério Público de SP, OAB de Ribeirão Pires e Coordenadoria de Mulheres.

Durante a atividade, a Secretaria de Saúde, por meio do SAE (Serviço de Atenção Especializada), reforçou as ações de combate às Infecções Sexualmente Transmissíveis, disponibilizando testes rápidos para diagnósticos de HIV, Sífilis e Hepatites.

Equipe do SAE (Serviço de Atenção Especializada) reforçou ações de combate às ISTs

Distribuiu preservativos masculinos, femininos e gel.

Segundo a SAE, foram 43 testes rápidos, distribuídos 800 kits de preservativos e cerca de mil pessoas foram receberam orientações e materiais informativos.

Testes rápidos foram disponibilizados

O público pode participar, da mesma forma, do alongamento e das atividades de danças e esporte oferecidas pela Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP) e por professoras da Secretaria de Juventude, Esportes e Lazer.

A apresentação musical com Clécio Braga também foi, em suma, atração do evento, além de dança cigana de participantes do CRI (Centro de Referência do Idoso).

“Todos os dias devemos celebrar e lutar pelos direitos das mulheres. Ações como essa mostram que, na Prefeitura, é possível encontrar respaldo em todos os equipamentos, entre eles auxílio na área da saúde, jurídico e social”, ressaltou, em conclusão, o prefeito Guto Volpi.

You may also read!

Programa de recapeamento contempla vias do Jardim Cláudia, região dos Casa, e beneficia moradores

Com investimento de R$ 2,3 milhões de São Bernardo, pacote de melhorias viárias no bairro inclui pavimentação, acessibilidade e

Read More...

Prefeitura de São Caetano do Sul promove Caminhada Inclusiva de conscientização ao autismo

“Informação gera empatia. Empatia gera respeito!” Os dizeres de uma das muitas faixas na Caminhada Inclusiva pelo Abril Azul, mês

Read More...

Taka entrega novo tomógrafo ao Quarteirão da Saúde de Diadema

Equipamento de ponta substituiu o antigo e vai realizar, acima de tudo, mais de 600 exames de imagem mensais A

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu