Programa Mais Luz contempla 13 Kms de vias no Jardim da Represa em São Bernardo

In ABCD On
Secretário Luciano Eber, prefeito Orlando Morando e o vice, Marcelo Lima. Fotos: Gabriel Inamine/PMSBC

Operação registrará impacto em 61 ruas e avenidas; investimento nesta intervenção será de quase R$ 820 mil

A região do Jardim da Represa, em São Bernardo, é a próxima a ser contemplada pela etapa do Programa Mais Luz, direcionado à modernização da iluminação pública da cidade. O prefeito Orlando Morando anunciou a implantação do sistema de LED no bairro e Jardim Uiriçaba, o que irá beneficiar 13,1 quilômetros de ruas, avenidas e vielas. A medida vai englobar a substituição da tecnologia de lâmpadas em 512 luminárias.

A ampliação do Mais Luz ao Represa e Uiriçaba envolverá aporte de investimento da ordem de R$ 819,2 mil, oriundos de recursos municipais. Essa fase do programa inclui 61 vias distribuídas entre os dois bairros, situados nos arredores do Batistini. A ação permitirá, além de economia e segurança, melhor eficiência do sistema.

“Estamos investindo no Jardim da Represa e Uiriçaba por meio deste programa que transforma. Mais uma boa notícia para essa região importante. São 61 ruas e vielas beneficiadas, com impacto direto de 50% de economia da conta de luz e segurança para pedestres e motoristas. Segurança pública hoje em dia, aliás, trata-se de um grande desafio, e a iluminação é um dos componentes para melhorar a segurança, assim como gerar maior eficiência energética”, sustentou o prefeito Orlando Morando.

A visita do chefe do Executivo de São Bernardo nesta segunda-feira (9/5) ao local foi acompanhada pelo vice-prefeito Marcelo Lima, pelo secretário de Obras e Planejamento Estratégico, Luciano Eber, e pelo adjunto da Pasta, Mauro Valeri.

O secretário Luciano Eber adiantou que a operação será concluída na região em 10 dias, trazendo redução imediata na manutenção, com garantia de 10 anos, bem como tecnologia sustentável por não utilizar metais pesados. O vice-prefeito Marcelo Lima destacou que a implantação do Mais Luz assegura “valorização” do bairro e residências. “Isso beneficia São Bernardo como um todo, tanto o Centro quanto a periferia estão sendo impactados por esse programa de extrema importância, que tem mudado a vida das pessoas.”

O valor total de investimento até essa etapa do Mais Luz é de R$ 30 milhões, abrangendo a troca de 16,1 mil luminárias de LED – cerca de 31% do parque de iluminação, composto por 51,8 mil pontos –, além de 53 praças. O prazo estimado para finalizar o projeto é fim de 2024, atendendo toda a cidade.

Programa

Desde fevereiro de 2020 em operação no município, o programa já concretizou a instalação de LED em 465 quilômetros de vias.

Beneficiou, com isso, as grandes avenidas que cortam São Bernardo – essas supervisionadas diante da implementação de telegestão via CCO (Central de Controle Operacional), visando monitorar o parque de iluminação.

You may also read!

Santo André fortalece resiliência com novo Centro de Gerenciamento de Riscos e Desastres

Estrutura reúne monitoramento em tempo real, diversas tecnologias e inteligência artificial para ampliar prevenção e resposta a eventos extremos A

Read More...

Diadema cria comissão intersetorial para acompanhar o Plano Municipal pela Primeira Infância

Grupo acompanhará, em primeiro lugar, implementação, além de monitorar o cumprimento das metas e estratégias e avaliar resultados do

Read More...

Recital de Violino abre temporada de apresentações de encerramento do semestre da Escola Municipal de Artes de Ribeirão Pires (EMARP)

Promovida pela Prefeitura de Ribeirão Pires, por meio da Secretaria de Cultura e da Escola Municipal de Artes (EMARP),

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu