Programa leva aulas de reforço aos Centros Educacionais de Santo André

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Fotos: Alex Cavanha/PMSA

Iniciativa visa a recuperar déficit de aprendizagem provocado pela pandemia

Visando minimizar os impactos da pandemia na Educação, com o objetivo de recuperar o déficit de aprendizagem na rede municipal de Santo André, a Secretaria de Educação lançou o programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”.

A iniciativa promove reforço escolar a alunos dos anos iniciais e ocorre nos 12 Cesas (Centros Educacionais de Santo André) da cidade, espaços destinados até então para atividades complementares na rotina dos alunos.

“Com o mesmo cuidado e planejamento que fizeram Santo André referência em cuidar de pessoas ao longo da pandemia, estamos retomando as atividades nos Cesas. Os locais, que já estão funcionando como base de reforço escolar para os alunos da nossa rede, estão prontos para iniciar a retomada das modalidades esportivas e, na sequência, reabrir à população. Sempre seguindo os protocolos estabelecidos, para garantir a segurança das equipes e dos nossos alunos”, destacou o prefeito Paulo Serra.

Para esta iniciativa, a Secretaria de Educação conta com formação sistemática conjunta dos monitores de atividades pedagógicas e monitores de ações complementares, planejamento articulado semanal das atividades, utilização de material didático específico e avaliações periódicas. Os resultados serão objeto de análise, reflexão e fundamento para novas ações.

“Todos sabem do prejuízo que as crianças tiveram no seu processo de aprendizagem devido à pandemia de Covid-19 e com o fechamento das escolas. Todo o esforço dos educadores e da Secretaria de Educação oferecendo o ensino remoto não substitui a riqueza que as interações das crianças com os adultos oferecem. Estamos, portanto, utilizando todos os espaços possíveis e criando programas diferenciados, apoiando as crianças na superação de suas dificuldades”, reforçou a secretária de Educação, Cleide Bochixio.

A adesão dos alunos para o reforço é realizada a partir da avaliação da equipe escolar que acompanha o avanço das crianças não alfabetizadas do terceiro ao quinto ano. São duas horas semanais de aula, ampliando para sete horas o tempo de permanência no espaço escolar – das 11h às 13h para as crianças que estudam das 13h às 18h e das 12h às 14h para as crianças que frequentam a escola das 7h às 12h.

“Esse importante projeto vem preencher lacunas deixadas pela pandemia. Vai atender os dois lados da moeda que a pandemia trouxe. Muitas crianças não tiveram como acompanhar as aulas remotas e muitos pais não puderam acompanhar os filhos nessas aulas, por diversos motivos. Por outro lado houve a união das famílias e muitos puderam perceber as dificuldades dos filhos em relação à aprendizagem e agora enxergam a importância de um acompanhamento, de um reforço pedagógico, social e cooperativo”, pontuou a monitora de atividades pedagógicas do Cesa Vila Linda, Ana Silvia Mastrocola.

Monitora pedagógica do Cesa Vila Sá e integrante do programa “Toda Criança tem Direito de Aprender”, Alcione Luzinete da Silva externou a expectativa para desempenhar esse novo desafio no reforço escolar. “Passamos por treinamentos e formação no ultimo mês e já dispomos de material completo para as aulas. Nossa proposta agora é suprir essa necessidade de interação com o aluno em sala de aula, com um olhar mais direcionado às necessidades de cada um”, afirmou.

Avaliação diagnóstica

Na retomada do ensino presencial, em 2021, a Secretaria de Educação realizou uma avaliação diagnóstica para analisar os níveis de aprendizado dos alunos em quatro áreas do conhecimento: Língua Portuguesa, Matemática, Ciências Humanas e Ciências da Natureza.

A iniciativa, liderada pela Profª Drª Maria Inês Fini – reconhecida profissional em avaliação da Educação Básica e em análises estatísticas –, aplicou provas apresentadas no formato digital, via Plataforma iClipe, contribuindo para que a rede municipal pudesse trabalhar as dificuldades apresentadas pelos alunos no período do ensino remoto.

Sendo assim, os profissionais têm acesso a informações que permitem mapear os pontos fortes e de dificuldade da turma e de cada aluno, em específico, funcionando de fato como um diagnóstico.

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