Programa Faculdade Municipal São Bernardo inicia processo para 2º vestibular em 17 de outubro

In ABCD, Educação On
- Updated
Primeiro dia de aula na faculdade. Foto: Divulgação

Prazo de inscrições vai até 19 de novembro; instituição irá oferecer mais 200 vagas gratuitas, 50 para cada curso

A Prefeitura de São Bernardo abre oportunidade para que pessoas de baixa renda possam realizar o sonho de fazer um curso de ensino superior gratuito

E essa oportunidade já pode ser colocada novamente no horizonte, Vale, inclusive, começar a preparar documentação e estudar.

Afinal, os responsáveis pelo Programa Faculdade Municipal São Bernardo iniciaram o processo para realizar o segundo vestibular da instituição.

O mesmo irá oferecer mais 200 vagas gratuitas – 50 para cada um dos quatro cursos semipresenciais para formação de tecnólogos – em 2026. 

A expectativa é que o volume de inscritos supere os mais de 2.500 candidatos que participaram do primeiro processo seletivo, em 27 de julho.

Para além da constatação de que o projeto agora já é uma realidade, com 200 pessoas cursando o ensino superior de forma gratuita, o otimismo tem a ver também com os relatos de profissionais que atuam na sede da faculdade.

Todos os dias eles recebem pessoas interessadas em saber quando será o próximo vestibular.

“A gente fica muito feliz em saber que nossa Faculdade Municipal já tem 200 alunos estudando lá sem pagar nada, e mais ainda porque a cada dia mais pessoas acreditam no projeto, viram que não é apenas um sonho e buscam informações sobre a faculdade, quais os cursos e quando teremos outro vestibular. Espero que aquelas que sonham com um curso superior, e não tenham como pagar, estejam atentas para não perder a chance, porque vem aí nosso segundo vestibular. Tenho certeza de que teremos muitos candidatos”, frisou a prefeita, Jessica Cormick.

Edital

O primeiro passo para a concretização do vestibular será a publicação do edital com todas as informações sobre o processo seletivo.

Ele é conduzido pela Universidade São Judas Tadeu, parceira da Prefeitura no projeto e responsável pela gestão pedagógica da Faculdade Municipal.

Conforme o cronograma discutido em reunião na terça-feira (16.09), no gabinete do secretário-executivo de Programas Governamentais da Prefeitura, Hiroyuki Minami, um dos responsáveis pela implantação da faculdade, ficou definido que o edital será publicado no Diário Oficial do Município em 17 de outubro.

No mesmo dia, a partir da 00h01, interessados em participar da seleção para uma vaga em Gestão Ambiental, Gestão Pública, Marketing Digital e Gestão Financeira poderão fazer inscrição.

Conforme o cronograma inicial, o prazo se estende até as 23h59 de 19 de novembro.

Ou seja, praticamente um mês de prazo para garantir participação no processo seletivo.

As provas estão previstas para 7 de dezembro, em dois horários, às 10h e às 14h, conforme escolha feita pelo candidato na inscrição. 

“No primeiro vestibular recebemos mais de 2.500 inscrições. Agora, as pessoas sabem que temos 200 universitários no prédio da nossa faculdade, na Rua Marechal Deodoro, que é um projeto sério que temos em parceria com a Universidade São Judas para ajudar a quem precisa a realizar o sonho de ter um curso superior. Isso é um grande estímulo”, apontou Minami.

Oportunidade imensa

Secretário de Educação de São Bernardo, Júlio César da Costa avaliou que a iniciativa da Prefeitura de criar a primeira faculdade gratuita do ABCD – uma das poucas no Brasil – é oportunidade “imensa” para quem sonha com um curso superior, mas não tem condições de arcar com todos os custos.

“Serão mais 200 vagas. Venham expressar o sentimento de alegria em prestar o vestibular”, disse.

E prosseguiu: “Nós, que fazemos a educação básica no município, do Infantil ao Fundamental, ficamos muito alegres, porque são portas que se abrem na vida dos que mais precisam.”

Além disso, completou: “Será um grande momento para que a gente possa ajudar a transformar vidas.”

As provas serão no formato presencial no campus da Universidade São Judas em São Bernardo, na Avenida Pereira Barreto, 1.479, Baeta Neves. 

Beneficiários

O Programa terá como critérios de seleção, entre outros, possuir renda familiar de até dois salários mínimos e não ter formação em Ensino Superior.

Caso haja necessidade de desempate na classificação, serão levados em conta a melhor nota na redação do processo seletivo.

Depois, ter menor renda per capita familiar e ter cursado o Ensino Médio completo em escola pública ou em unidade privada com bolsa integral.

You may also read!

Natal no ParkShopping São Caetano tem Panettone Kopenhagen e sorteios de 3 BYD híbridos

Até 31 de dezembro é possível, portanto, participar pelo App Multi e aproveitar as vantagens exclusivas do programa O Natal

Read More...

Taka se emociona ao entregar primeira fase de reforma do Cemitério Municipal de Diadema

Local foi encontrado, em primeiro lugar, em condições degradantes e indignas pela atual gestão A emoção marcou, acima de tudo,

Read More...

Prêmio nacional destaca gestão sustentável de pneus da Next Mobilidade

Com frota que soma 2,3 mil pneus — rodando cerca de 950 mil quilômetros/mês - empresa mantém índices de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu