Iniciativa tem por objetivo, em primeiro lugar, capacitar jovens, maiores de 18 anos, para iniciação da vida profissional
Focado em promover qualificação e inserção da comunidade no mercado de trabalho, o Programa Emprega Mais, apoiado pela Braskem, acaba de formar sua primeira turma de 2021, com 22 jovens de Mauá, capacitando-os para o cargo de Inspetores de Qualidade.
A cerimônia de formatura foi realizada na sexta-feira (18.02), no Espaço de Economia Solidária do município, respeitando todos os protocolos sanitários.
Transformação
“Na Braskem, acreditamos na capacitação profissional como um meio para o desenvolvimento e transformação das comunidades, e o projeto é uma forma de reforçarmos o nosso compromisso com as pessoas que estão ao nosso redor. Sabemos que a falta de mão de obra qualificada atinge diversos setores industriais e o estímulo à formação técnica é uma das soluções que enxergamos para este problema”, afirma Sylvia Tabarin Vieira, Gerente de Relações Institucionais da região Sudeste da Braskem.
O programa, coordenado pelo Ministério da Economia em parceria do SENAI e Prefeitura de Mauá, teve a duração de três meses, com 200 horas de capacitação no formato presencial.
No período, os estudantes dos bairros de Jd. Sônia Maria, Jd. Silva Maria e Jd. Oratório puderam realizar aulas inspeções de peças e conjuntos mecânicos por meio de medições dimensionais e geométricas, utilizando instrumentos de medição e ferramentas da qualidade seguindo normas de saúde e segurança, técnicas e ambientais.
No ano passado, o Emprega Mais disponibilizou 32 vagas para moradores de Mauá em situação de desemprego, maiores de 18 anos, com certificação do Ensino Fundamental.
As inscrições e todas as aulas foram oferecidas gratuitamente pelo programa.
Novas turmas
A Braskem afirma já ter planos para a realização de novas turmas neste ano, buscando contribuir ainda mais com a capacitação profissional da população.
“A parceria com a Braskem e o Senai é uma oportunidade de construir com a comunidade uma relação de parceria e incentivo a empregabilidade por meio de cursos de capacitação. Para nós, essa iniciativa é uma forma de implementarmos Políticas Públicas que possam incentivar o desenvolvimento humano dos moradores da região. ”, afirma Nelsi Rodrigues da Silva, o Morcegão, secretário de Trabalho e Renda de Mauá.
A cerimônia de formatura contou também com a presença do prefeito Marcelo Oliveira, do secretário Rômulo Fernandes, de Planejamento Urbano, de Verde e Meio Ambiente, além de Morcegão e de Sylvia Tabarin Vieira.