Dados do Anuário Brasileiro da Educação Básica, divulgados pelo instituto Todos Pela Educação nesta semana, mostram, em primeiro lugar, que a formação dos docentes da rede de Educação da Prefeitura de São Caetano está muito acima da média nacional.
Ela supera inclusive, além disso, a rede particular da própria cidade em praticamente todos os níveis de ensino.
Na Educação Infantil, 93,6% dos professores da rede municipal possuem licenciatura (ou bacharelado com complementação pedagógica) na mesma área da disciplina que lecionam.
O índice supera a média nacional, de 64%, e também a rede particular de São Caetano, que apresenta 60,5%.
Nos anos iniciais do Ensino Fundamental, São Caetano registra 85,9% de professores com formação superior adequada, contra 75% no Brasil e 83,7% na rede particular.
Já nos anos finais, o dado se repete: 82,4% dos docentes da rede municipal são plenamente qualificados, frente a 60% da média nacional e 65,5% da rede privada.
No Ensino Médio, a diferença também é significativa: 78,3% dos professores da rede municipal possuem licenciatura ou formação equivalente na área que lecionam, acima dos 68% registrados em todo o país e dos 71,2% na rede particular local.
Esses indicadores refletem a prioridade que São Caetano confere à valorização e ao preparo do seu corpo docente.
Um dos pilares dessa política é o CECAPE (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra Zilda Arns.
O equipamento é referência em formação continuada.
Oferece cursos, oficinas e projetos voltados ao desenvolvimento pedagógico e humano de professores, gestores e funcionários.
O investimento constante em formação e atualização docente reforça, portanto, a qualidade de ensino já reconhecida da rede municipal.
Isso garante aos alunos, em conclusão, acesso a práticas pedagógicas inovadoras e alinhadas aos desafios contemporâneos da educação.
