Professor Oswaldo Dias, Grande Prefeito de Mauá, nos deixa aos 82 anos

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Oswaldo Dias

Joaquim Alessi

Velório acontece a partir das 17h desta segunda-feira (05.8), no Ginásio Celso Daniel, em Mauá.

Triprefeito de Mauá (eleito em 1996, 2000 e 2008), Oswaldo Dias (PT) foi, muito mais que um chefe de Executivo, Professor, com letra maiúscula, ou caixa alta, como se diz no jornalismo.

Com perdão de todos os que comandam Executivos, a função de Professor é, em primeiro lugar, muito mais nobre do qualquer posto político.

E o Mestre Oswaldo sempre soube disse. Sempre colocou essa sua vocação acima de todo e qualquer cargo público.

Vítima de complicações respiratórias, Oswaldo Dias nos deixa aos 82 anos.

Conheci Oswaldo Dias pelas mãos de meu colega de curso de Ciências Sociais, José Luiz Cassimiro, seu parceiro de todas as horas.

Passei a admirar esse mineiro de fala mansa, jeito simples, mas determinado a lutar por uma causa: a educação e felicidade de seu povo.

Curiosamente, foi o fato de ser conhecido como Professor que o impediu de conquistar a primeira vitória para Prefeitura de Mauá já em 1988.

Disputava com José Carlos Grecco (PSDB) e o ex-prefeito Professor Amaury Fiorvanti (PL), mas o voto impresso permitiu as velhas malandragens da apuração.

Muitos votos para o “Professor” foram parar indevidamente na soma de Fioravanti, não por culpa ou ação deliberada dele, mas de terceiros interessados em tirar sufrágios de Oswaldo.

Punição ou não, o presente de grego levou Fioravanti a derrotar Grecco por exatos 117 votos. Foram 31.509 contra 31.392.

Finalmente, a vitória

Em 1992, José Carlos Grecco finalmente conseguiu se eleger prefeito, mas em 1996 Oswaldo Dias teve sua luta reconhecida.

Elegeu-se naquele ano e foi reeleito em 2000, em razão de seu trabalho à frente do Executivo.

Em 2004 faria o sucessor com Márcio Chaves Pires, mas outra confusão eleitoral levou a um governo interino de quase um ano a Diniz Lopes e o retorno de Leonel Damo em dezembro de 2005.

Oswaldo Dias, além disso, foi novamente conduzido pelo povo de Mauá à Prefeitura em 2008.

E teve papel decisivo na eleição do atual prefeito, Marcelo Oliveira, que tem Celma Dias, mulher de Oswaldo, como vice-prefeita.

A história de Oswaldo Dias, como Professor e Prefeito de Mauá, merece, sem dúvida, um livro, e seria impossível resumi-la nesta reportagem.

Aqui, em conclusão, fica apenas uma singela homenagem ao Grande Prefeito de Mauá!

Luto oficial

A Prefeitura de Mauá decretou luto e divulgou nota oficial. Leia:

“A Prefeitura de Mauá decreta nesta segunda-feira (05/08), Luto Oficial de 03 dias, em razão do falecimento de Oswaldo Dias, que foi chefe do executivo mauaense por três mandatos. Dois deles consecutivos, entre 1997 e 2004 e entre 2009 e 2012. Oswaldo Dias também foi vereador entre 1992 e 1995.

Até o momento, não há confirmação de local e horário de velório e sepultamento.”

O prefeito Paulo Serra (PSDB), de Santo André, também manifestou-se pelas redes sociais.

Escreveu: “Lamentamos profundamente o falecimento do ex-prefeito de Mauá, Oswaldo Dias, ocorrido nesta segunda-feira (5), aos 82 anos. Oswaldo foi uma figura importante na política do ABC e deixou um legado de serviço público e dedicação à cidade de Mauá. Nossos sinceros sentimentos à família e amigos. Que ele descanse em paz.”

You may also read!

Runner Fit inaugura unidade em São Bernardo neste sábado

São Bernardo do Campo recebe um marco no segmento fitness com a inauguração da Runner Fit São Bernardo. A unidade

Read More...

Santo André recebe Mostra de Cinema Chinês

Exibições, gratuitas, acontecem nesta sexta e na quarta, no equipamento cultural A Casa O filme “O fio da espada”, do

Read More...

Campanha Natal Solidário em Diadema começa na segunda-feira (25)

Ação visa a arrecadar alimentos, não perecíveis, para famílias atendidas pelo Banco de Alimentos e pessoas em situação de

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu