Professor Joaquim Celso Freire, da USCS, lança “Garirobas roxas…” no 37º Psiu Poético, em Minas

In ABCD, Canto do Joca, Cultura On

Neste 7 de outubro de 2023, o escritor, poeta e professor da USCS (Universidade Municipal de São Caetano do Sul), Joaquim Celso Freire, fará o pré-lançamento do seu livro mais recente “Gabirobas roxas, Jabuticabas amarelas, Lagartixas alcoviteiras”.

A atividade acontece durante o 37º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético, que acontece entre 4 e 12 de outubro, em Montes Claros, Minas Gerais.

Trata-se de um evento literário idealizado pelo poeta brasileiro Aroldo Pereira, membro do Grupo de Literatura e Teatro Transa Poética, realizado na cidade, anualmente, desde 1986.

Neste ano, o evento traz o tema “Gente” e promoverá diversas atrações artísticas, enaltecendo a poesia em todas suas vertentes.

Além do pré-lançamento de seu mais novo livro, o Escritor e Poeta Joaquim Celso freire, professor da USCS, será um dos homenageados da edição.

Um pouco da obra

Nesta obra ficcional, Laura, uma enfermeira que fora cuidadora de um nonagenário, José Silva – escritor que revelara, em suas memórias, inclinação afetiva em relação a ela – narra suas lembranças das mais de três décadas de convivência com ele e a esposa: a casa, a família, as viagens, a amizade, as angústias, os sonhos, os desejos.

Ao revelar as suas impressões sobre esse homem mais velho, que a deseja, a narradora faz transições entre o real, o transcendental e o surreal.

A labuta diária, os sonhos, o imaginário e os questionamentos políticos e sociais sobrepõem-se e entrelaçam-se de capítulo a capítulo.

Editado pelo selo Apharrabio Edições, a obra está sendo ofertada por meio de campanha colaborativa de pré-venda, pela plataforma Benfeitoria.

Sobre o Mestre

Joaquim Celso Freire é mineiro do Vale do Jequitinhonha, radicado em São Paulo desde 1974 (capital, São Caetano do Sul, Araraquara).

Professor da USCS – Universidade de São Caetano, escritor e poeta com livros publicados em literatura, desenvolvimento regional e planejamento.

Membro fundador da ALVA – Academia de Letras do Vale do Jequitinhonha.

Serviço

*37º Festival de Arte Contemporânea Psiu Poético*
De 4 a 12.10.23, das 9h às 22h
Local: Atividades itinerantes no Centro Cultural Hermes de Paula, na Unimontes (Universidade Estadual de Montes Claros) e em outros espaços da Cidade.
Entrada Franca
Mais informações em https://cultura.montesclaros.mg.gov.br/noticia/cultura/37-festival-psiu-poetico-montes-claros-vai-despertar-poetico-na-proxima-quarta

Pré-lançamento do Livro: “Gabirobas roxas, Jabuticabas amarelas, Lagartixas alcoviteiras”
Dia 7.10.23, 20h.
Local: Centro Cultural Hermes de Paula
Praça Dr. Chaves, 32, Centro, Montes Claros-MG.
Entrada Franca.

You may also read!

Gilvan celebra arrecadação histórica de 25 toneladas de alimentos no Arraial Solidário de Santo André

Prefeito destaca, acima de tudo, pioneirismo e engajamento popular que marcaram os três dias de festa no Paço Municipal A

Read More...

ParkShopping São Caetano tem Arraiá com brincadeiras gratuitas para a criançada

Começa, em primeiro lugar, nesta terça (17.06) e vai até 6 de julho, com resgate de ingresso pelo App

Read More...

Ribeirão Pires marca presença em reunião da UNILIGAS 2025 e reforça compromisso com o futebol amador

Evento reuniu, acima de tudo, nove ligas de futebol amador do ABCD e Alto Tietê para debater os rumos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu