Pró-Memória realiza painel sobre a Autonomia de São Caetano

In ABCD On
- Updated
José de Souza Martins

Como parte das comemorações pelos 73 anos da emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul promovido pelo Gama (Grupo dos Amigos do Movimento Autonomista), a Fundação Pró-Memória realiza na quarta-feira (20.10), às 19h30, painel de discussão online sobre o evento histórico com palestras do professor e sociólogo José de Souza Martins e com a historiadora da instituição Cristina Toledo de Carvalho. 

Martins fará palestra o tema Fatores, consequências e personagens ocultos no processo da autonomia de São Caetano.

Já Cristina falará sobre Uma história narrada pela metade? Hipóteses e questões sinalizadoras da participação de mulheres na articulação do movimento autonomista“.

O acesso à atividade é, acima de tudo, livre e gratuito.

Pode, portando, ser pelo aplicativo Zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/82329261467?pwd=c0loeWlDQ3Nicm9HZGxwWC83UnlnZz09  

Sobre os palestrantes 

José de Souza Martins – Natural de São Caetano do Sul, de uma família de imigrantes chegados em 1912. Martins é Cidadão Emérito do município, professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde se doutorou. 

Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa,  professor catedrático da Universidade de Cambridge e fellow de Trinity Hall (Inglaterra). É doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de São Caetano do Sul e professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa (MG). É membro da Academia Paulista de Letras. 

Com mais de 30 livros escritos, Martins é o autor do clássico São Caetano do Sul em Quatro Séculos de História (1957), seu primeiro trabalho sobre a cidade e publicação referencial para a historiografia do município. 

Cristina Toledo de Carvalho – Graduada em História pela Universidade do Grande ABC (2002), mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012), e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em História desta mesma universidade (2018). É historiadora da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, membro da Comissão Editorial da Revista Raízes (na qual se encontram mais de 40 artigos de sua autoria) e do Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. É autora do livro Migrantes amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a nordestinos em São Caetano do Sul (1950-1965). Fruto de sua dissertação de mestrado em História (PUC/SP), o mencionado trabalho foi publicado pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em 2015. Tem experiência nas áreas de educação e pesquisa, com ênfase na história de São Caetano do Sul. 

You may also read!

Prefeito Filippi entregará obras no núcleo Jardim da Liberdade, em Diadema

Programa Revitaliza já realizou intervenções em dezenas de núcleos habitacionais, melhorando as condições de vida dos moradores Nesta sexta-feira (26.04),

Read More...

Sabesp realiza manutenção emergencial em São Bernardo nesta quarta-feira (24.04)

Serviço deve afetar o abastecimento na região; Companhia pede que a população faça uso consciente da água armazenada A Sabesp

Read More...

EcoTroca no Bairro Oswaldo Cruz bate recorde e entrega 1.240 kg a moradores em troca de recicláveis

Moradores do Centro de São Caetano participaram nesta quarta-feira (24.04) do 5º EcoTroca de 2024, em frente à UBS

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu