Como parte das comemorações pelos 73 anos da emancipação político-administrativa de São Caetano do Sul promovido pelo Gama (Grupo dos Amigos do Movimento Autonomista), a Fundação Pró-Memória realiza na quarta-feira (20.10), às 19h30, painel de discussão online sobre o evento histórico com palestras do professor e sociólogo José de Souza Martins e com a historiadora da instituição Cristina Toledo de Carvalho.
Martins fará palestra o tema Fatores, consequências e personagens ocultos no processo da autonomia de São Caetano.
Já Cristina falará sobre Uma história narrada pela metade? Hipóteses e questões sinalizadoras da participação de mulheres na articulação do movimento autonomista“.
O acesso à atividade é, acima de tudo, livre e gratuito.
Pode, portando, ser pelo aplicativo Zoom no link: https://us02web.zoom.us/j/82329261467?pwd=c0loeWlDQ3Nicm9HZGxwWC83UnlnZz09
Sobre os palestrantes
José de Souza Martins – Natural de São Caetano do Sul, de uma família de imigrantes chegados em 1912. Martins é Cidadão Emérito do município, professor Emérito da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas da Universidade de São Paulo, onde se doutorou.
Foi professor visitante da Universidade da Flórida (EUA) e da Universidade de Lisboa, professor catedrático da Universidade de Cambridge e fellow de Trinity Hall (Inglaterra). É doutor Honoris Causa da Universidade Federal da Paraíba e da Universidade de São Caetano do Sul e professor Honoris Causa da Universidade Federal de Viçosa (MG). É membro da Academia Paulista de Letras.
Com mais de 30 livros escritos, Martins é o autor do clássico São Caetano do Sul em Quatro Séculos de História (1957), seu primeiro trabalho sobre a cidade e publicação referencial para a historiografia do município.
Cristina Toledo de Carvalho – Graduada em História pela Universidade do Grande ABC (2002), mestre em História Social pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP (2012), e doutoranda do Programa de Estudos Pós-Graduados em História desta mesma universidade (2018). É historiadora da Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul, membro da Comissão Editorial da Revista Raízes (na qual se encontram mais de 40 artigos de sua autoria) e do Grupo Temático História e Memória do Consórcio Intermunicipal Grande ABC. É autora do livro Migrantes amparados: a atuação da Sociedade Beneficente Brasil Unido junto a nordestinos em São Caetano do Sul (1950-1965). Fruto de sua dissertação de mestrado em História (PUC/SP), o mencionado trabalho foi publicado pela Fundação Pró-Memória de São Caetano do Sul em 2015. Tem experiência nas áreas de educação e pesquisa, com ênfase na história de São Caetano do Sul.