Primeira semana de aulas presenciais na Emef Padre Luiz Capra, no Bairro Nova Gerty, tem oficina de Scratch Jr.

In Educação On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

Depois de meses de aulas online, em razão da pandemia de covid-19, a primeira semana de aulas presenciais nos 1ºs, 2ºs e 3ºs anos do Ensino Fundamental, aguardada com ansiedade pelas crianças, teve um atrativo especial na Emef (Escola Municipal de Ensino Fundamental) Padre Luiz Capra, no bairro Nova Gerti, São Caetano.

Nesta terça-feira (22.06), os alunos da Padre Luiz Capra tiveram, em primeiro lugar, a visita de professores da Emnova (Escola Municipal de Novas Tecnologias) Profa. Neusa Nunes Branco, que ministraram uma oficina de Scratch Jr., aplicativo desenvolvido para crianças que permite a criação de histórias e jogos de computador.

“O objetivo desse workshop foi mostrar aos professores como trabalhar com essa ferramenta em sala de aula. Organizamos uma atividade, na qual os alunos tiveram a oportunidade de experimentar o aplicativo criando um joguinho. Eles mesmos selecionaram cenários, personagens e programaram os movimentos de cada um. Foi muito bom.  Quando eles apertam a bandeira verde para executar o programa é uma alegria! ”, conta, em resumo, a professora Leia Bastos, coordenadora da Emnova.

Segundo Leia, a partir dos 5 anos as crianças já podem usar essa ferramenta. Para os alunos maiores de 10 anos há versões mais complexas do aplicativo, como Scratch 2.0 e 3.0. “Esse tipo de linguagem computacional é contemplado pela BNCC (Base Nacional Comum Curricular), com o objetivo de fazer com que os alunos entrem em contato com recursos tecnológicos desde cedo”, acrescenta Leia.

Para a diretora da escola, Adriana Auricchio, inserir a criança em atividades de tecnologia que estimulem o raciocínio lógico também desenvolve a capacidade de agir com inteligência na tomada de decisões. “Nossa perspectiva é que o uso da programação do Scratch Jr, de forma simples e criativa, possibilita o acesso em diversas áreas do conhecimento, potencializando a imaginação e a criatividade”, diz Adriana.

Alunos e professores de outras escolas da cidade, públicas ou particulares, também podem aprender a linguagem de programação do Scratch (e de outros aplicativos), por meio dos cursos gratuitos da Emnova.  Há cursos para crianças, a partir dos 5 anos, e oficinas de capacitação para professores. As inscrições podem ser feitas no site www.emnova.scseduca.com.br (população em geral) e no site https://www.cedigi.scseduca.com.br/ (professores).

You may also read!

Papai Noel chega a Diadema no dia 14

Natal da Esperança preparado pela Prefeitura terá, além da apresentação do Bom Velhinho, árvore e vila de Natal e

Read More...

Mauá celebra 71 anos entre as 20 cidades do país mais bem avaliadas no acesso aos serviços de tratamento de esgoto

Com o indicador de 91% de tratamento de esgoto, Mauá já alcançou 10 anos antes as metas de universalização

Read More...

Fim da peregrinação: Deputada Ana Carolina Serra propõe lei para padronizar atendimento da mulher vítima de violência

Projeto de Lei nº 1197/2025 cria a Política Estadual de Atendimento, visando a concentrar serviços e garantir cuidado humanizado; PL

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu