Primeira edição da Rota do Emprego PcD oferece vagas de trabalho e fomenta empreendedorismo

In ABCD On
- Updated
Foto: Divulgação/PMSBC

Lançamento será em 9 de maio, na Praça da Matriz, com serviços gratuitos de intermediação de emprego, orientação e manutenção de equipamentos ortopédicos

A Prefeitura de São Bernardo promove, em primeiro lugar, em 9 de maio (sexta-feira) a primeira edição da Rota do Emprego PcD.

A ação visa, acima de tudo, a ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência.

A medida ocorre, portanto, das 9h às 15h, na Praça da Matriz, na Rua Marechal Deodoro, região central do município,

Vai reunir, além disso, diversas frentes de atendimento para facilitar o acesso a vagas de trabalho, apoio a pequenos negócios e serviços especializados.

Essa é, em suma, apenas a atividade inaugural do projeto, coordenado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, que ao longo do ano irá percorrer diferentes regiões da cidade.

A estrutura do evento contará, da mesma forma, com a Van da Central de Trabalho e Renda (CTR), com a oferta de vagas de emprego; a Van do Sebrae, com analistas do escritório regional do ABCD para atendimento e orientação; e o espaço da Sala do Empreendedor; além do suporte da Oficina Ortopédica Itinerante, que irá realizar pequenos reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.

Novas oportunidades

O prefeito, Marcelo Lima, destacou que o município deve ter compromisso de promover novas oportunidades, independentemente de qualquer condição para a população.

“A Rota do Emprego PcD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos os públicos. Queremos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado ao mercado de trabalho e, também, a ferramentas que possam desenvolver seus próprios negócios. Nossa gestão trabalha diariamente para construir uma São Bernardo mais inclusiva, próspera e acolhedora”, assinalou, em resumo.

O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, reforçou a importância da nova ação voltada ao público PcD. “Queremos, cada vez mais, ampliar o acesso da nossa população às oportunidades de emprego e empreendedorismo. A Rota do Emprego PcD chega para fortalecer a inclusão no mercado de trabalho e facilitar a vida de quem busca sua independência econômica. É uma grande oportunidade, não apenas para vagas, mas também para receber orientações valiosas de empreendedorismo e acesso a serviços fundamentais”, afirmou.

Impacto social

Segundo o titular da pasta municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, a ação possui em seu escopo importante impacto social. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência tanto na locomoção quanto na inserção no mercado de trabalho. A Rota do Emprego PcD foi desenvolvida justamente para auxiliar no acesso às vagas disponíveis e fomentar a inclusão efetiva nas empresas de São Bernardo”, completou.

A iniciativa complementa outras ações realizadas pela Administração com foco na geração de empregos e na inclusão social, como o Feirão de Emprego para Mulheres, promovido em março, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.

Já a Oficina Ortopédica Itinerante, como medida adicional à intermediação de emprego e do apoio ao empreendedorismo, se destaca como diferencial do evento, proporcionando mais conforto e autonomia às pessoas com deficiência por meio da manutenção e reparos gratuitos em seus equipamentos de locomoção.

Participação

Para participar da Rota do Emprego PcD é necessário ter mais de 18 anos e apresentar um currículo atualizado no local.

Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Trabalho e Renda de São Bernardo pelo telefone 2630-7618.

Empresas que queiram se cadastrar para colaborar com banco de vagas também devem utilizar, em conclusão, o mesmo contato telefônico da agência pública municipal de intermediação de emprego.


You may also read!

Encontro com pais marca 1ª reunião após seleção de alunos para intercâmbio do Conecta São Bernardo

Programa, criado pelo prefeito, Marcelo Lima, beneficia alunos de 15 a 17 anos do Ensino Médio, que terão todas

Read More...

Operação Inverno atende 80 pessoas na noite mais fria do ano

Equipes farão abordagem todas as noites até o final de setembro Cada vez que as temperaturas caem abaixo de 15ºC,

Read More...

Rio Grande da Serra torna-se Polo do Programa de Empregabilidade Inclusiva (PEI)

Na terça-feira, 27 de maio, Rio Grande da Serra reafirmou, em primeiro lugar, seu compromisso com a inclusão e

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu