Lançamento será em 9 de maio, na Praça da Matriz, com serviços gratuitos de intermediação de emprego, orientação e manutenção de equipamentos ortopédicos
A Prefeitura de São Bernardo promove, em primeiro lugar, em 9 de maio (sexta-feira) a primeira edição da Rota do Emprego PcD.
A ação visa, acima de tudo, a ampliar as oportunidades de inserção no mercado de trabalho e incentivar o empreendedorismo entre pessoas com deficiência.
A medida ocorre, portanto, das 9h às 15h, na Praça da Matriz, na Rua Marechal Deodoro, região central do município,
Vai reunir, além disso, diversas frentes de atendimento para facilitar o acesso a vagas de trabalho, apoio a pequenos negócios e serviços especializados.
Essa é, em suma, apenas a atividade inaugural do projeto, coordenado pela Secretaria de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, que ao longo do ano irá percorrer diferentes regiões da cidade.
A estrutura do evento contará, da mesma forma, com a Van da Central de Trabalho e Renda (CTR), com a oferta de vagas de emprego; a Van do Sebrae, com analistas do escritório regional do ABCD para atendimento e orientação; e o espaço da Sala do Empreendedor; além do suporte da Oficina Ortopédica Itinerante, que irá realizar pequenos reparos gratuitos em cadeiras de rodas, órteses, próteses e equipamentos auxiliares de locomoção, como muletas, bengalas e andadores.
Novas oportunidades
O prefeito, Marcelo Lima, destacou que o município deve ter compromisso de promover novas oportunidades, independentemente de qualquer condição para a população.
“A Rota do Emprego PcD simboliza o nosso compromisso com a inclusão, a cidadania e a geração de oportunidades para todos os públicos. Queremos garantir que as pessoas com deficiência tenham acesso facilitado ao mercado de trabalho e, também, a ferramentas que possam desenvolver seus próprios negócios. Nossa gestão trabalha diariamente para construir uma São Bernardo mais inclusiva, próspera e acolhedora”, assinalou, em resumo.
O secretário de Desenvolvimento Econômico, Trabalho e Juventude de São Bernardo, Rafael Demarchi, reforçou a importância da nova ação voltada ao público PcD. “Queremos, cada vez mais, ampliar o acesso da nossa população às oportunidades de emprego e empreendedorismo. A Rota do Emprego PcD chega para fortalecer a inclusão no mercado de trabalho e facilitar a vida de quem busca sua independência econômica. É uma grande oportunidade, não apenas para vagas, mas também para receber orientações valiosas de empreendedorismo e acesso a serviços fundamentais”, afirmou.
Impacto social
Segundo o titular da pasta municipal de Direitos da Pessoa com Deficiência e TEA, Fábio Branco, a ação possui em seu escopo importante impacto social. “Estamos cientes das dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiência tanto na locomoção quanto na inserção no mercado de trabalho. A Rota do Emprego PcD foi desenvolvida justamente para auxiliar no acesso às vagas disponíveis e fomentar a inclusão efetiva nas empresas de São Bernardo”, completou.
A iniciativa complementa outras ações realizadas pela Administração com foco na geração de empregos e na inclusão social, como o Feirão de Emprego para Mulheres, promovido em março, que ofertou mais de 2.000 vagas em parceria com 40 empresas da cidade.
Já a Oficina Ortopédica Itinerante, como medida adicional à intermediação de emprego e do apoio ao empreendedorismo, se destaca como diferencial do evento, proporcionando mais conforto e autonomia às pessoas com deficiência por meio da manutenção e reparos gratuitos em seus equipamentos de locomoção.
Participação
Para participar da Rota do Emprego PcD é necessário ter mais de 18 anos e apresentar um currículo atualizado no local.
Para mais informações, os interessados podem entrar em contato com a Central de Trabalho e Renda de São Bernardo pelo telefone 2630-7618.
Empresas que queiram se cadastrar para colaborar com banco de vagas também devem utilizar, em conclusão, o mesmo contato telefônico da agência pública municipal de intermediação de emprego.