Reestruturação e inovações na unidade de saúde geraram melhorias na qualidade do atendimento e redução do absenteísmo
Nesta semana, o presidente da Fundação do ABC, Dr. Luiz Mário Pereira de Souza Gomes, esteve no Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Mauá, unidade de saúde do Governo do Estado de São Paulo gerenciada em parceria com a FUABC.
A visita teve como objetivo, em primeiro lugar, conhecer as recentes melhorias na unidade, que passou por ampla reestruturação desde o início de 2023.
O AME Mauá atende, acima de tudo, aos sete municípios do ABCD, em especial Mauá, Rio Grande da Serra e Ribeirão Pires.
A unidade oferece, por exemplo, 11 especialidades médicas, além de fisioterapia e psicologia.
Realiza, da mesma forma, mais de 20 tipos de exames, como retinografia, teste ergométrico e endoscopia.
A agenda do AME é encaminhada mensalmente ao Departamento Regional de Saúde I – Grande São Paulo, e a distribuição das vagas é feita pela própria Regulação Estadual.
Completa transformação
Na visita, em 16 de maio, o gerente médico do AME Mauá, Dr. Rodrigo Mota, apresentou os trabalhos desenvolvidos ao longo de 2023 e início de 2024.
Trabalhos esses que levaram, portanto, à completa transformação da unidade.
O presidente da Fundação do ABC elogiou os resultados.
“Conseguimos muita coisa aqui. Foi um grande desafio para a FUABC e a Diretoria atual tem uma grande responsabilidade de levar a unidade daqui para melhor. Tenho um respeito muito grande, uma admiração verdadeira pela equipe que trabalhou nessa transformação do AME Mauá”, disse, em resumo.
Diretora-geral da unidade, Dra. Adlin Veduato destacou, além disso, o ambiente saudável e coeso.
“Os colaboradores estão envolvidos nos processos e dedicados à melhoria contínua. Os pacientes e os funcionários têm ânimo de estar no AME, e isso melhorou muito depois das reformas e reestruturações. Percebemos todos muito felizes. Estamos batendo as metas, o absenteísmo dos pacientes caiu drasticamente, e os resultados são muito positivos”, assinalou, em suma.
Metas ambiciosas
Com um custeio anual de aproximadamente R$ 12 milhões, o contrato de gestão do AME Mauá prevê metas ambiciosas: 39 mil consultas médicas, 17,5 mil consultas não médicas, 1.104 cirurgias maiores ambulatoriais e 3.162 cirurgias menores por ano, além de mais de 14 mil exames anuais, entre os quais estão eletroencefalograma, eletroneuromiografia, ecocardiografia e diagnósticos em diversas especialidades, como cardiologia, neurologia e oftalmologia.
Ampla reestruturação
Um dos principais trabalhos desenvolvidos no último ano foi a diminuição da taxa de absenteísmo, que caiu de 32% no final de 2022 para 13% em março de 2024. Essa redução foi alcançada por meio de um intenso trabalho de matriciamento, aproximação com a Regulação Municipal de Mauá e conscientização dos pacientes sobre a importância de comparecerem às consultas ou avisarem previamente em caso de impossibilidade.
A unidade também implementou diversas melhorias nos processos assistenciais e administrativos. Entre os destaques estão a revisão do processo de abertura das agendas, reestruturação do setor de agendamentos, controle rigoroso de metas e censo diário, revisão do fluxo do centro cirúrgico e novos processos no SAME (Serviço de Arquivo Médico e Estatística). Administrativamente, foram feitas novas análises de contratos, readequação do quadro de funcionários, criação de novos postos de monitoramento e reestruturação do fluxo de caixa e dos processos de compras.
O final de 2023 foi marcado por importantes conquistas, como a adesão ao plano estadual de redução de filas, resultando em 646 cirurgias de catarata realizadas entre novembro e dezembro. A unidade também registrou um recorde de mais de mil atendimentos em um único dia.
Inovação
No âmbito da inovação, o AME Mauá desenvolveu internamente, além disso, um painel de bordo com Power BI.
O mesmo é atualizado diariamente, e oferece uma visão em tempo real da situação da unidade, metas, gerenciamento do contrato, procedimentos e outros dados essenciais para a gestão.
Este painel também mapeia, por exemplo, o absenteísmo por cidade, área, especialidade e procedimento, auxiliando na tomada de decisões.
O gerente administrativo do AME Mauá, Dagoberto Gomes de Moura, agradeceu, da mesma forma, a confiança da Presidência da Fundação do ABC.
“O trabalho foi intenso ao longo do ano passado, mas trouxe resultados muito positivos e palpáveis. Hoje, a população de Mauá consegue enxergar a diferença da unidade assim que ela entra para ser atendida, tanto em relação à qualidade assistencial, como também à ambiência e ao respeito aos usuários, entregando o que eles efetivamente merecem”, destacou.
A diretora-geral do AME Mauá reforçou o compromisso com a qualidade do atendimento. “Temos a obrigação de fazer a diferença na vida das pessoas. Tenho certeza de que vamos continuar elevando o padrão da saúde do AME em favor da população de Mauá”, afirmou, em conclusão, a Dra. Adlin Veduato.