A Dra. Adriana Berringer Stephan, presidente da Fundação do ABC (Organização Social de Saúde que tem cerca de 22 mil funcionários e gerencia praticamente todo o SUS no ABCD), encaminhou nesta quinta-feira (19/3) ofício ao Consórcio Intermunicipal da região solicitando que a entidade apresente um plano de contingenciamento, garantindo aos profissionais da área da Saúde transporte aos postos de trabalho, assegurando a manutenção do serviço assistencial e o regular exercício da profissão, sem prejuízo ao usuário final.
O ofício foi encaminhado em função da decisão do Consórcio para paralisar totalmente os transportes públicos a partir de 29 de março. A Fundação do ABC tem cerca de 22 mil colaboradores, na grande maioria profissionais que atuam diretamente no atendimento à Saúde Pública, razão pela qual a preocupação da gestora.
Dra. Adriana encaminhou ainda ofício aos 7 (sete) prefeitos do ABCD, solicitando um plano de contingenciamento para que os profissionais da saúde cheguem a seus postos de trabalho. O mesmo foi feito em relação ao Governo do Estado. A decisão de para o transporte foi criticada pelo governador João Doria em entrevista coletiva.
AMBULATÓRIOS
Sobre o atendimento nos ambulatórios da Faculdade de Medicina do ABC, que diriamente atende a milhares de pacientes do SUS, foi divulgado comunicado de que estão sendo priorizados os atendimentos essenciais (oncologia e centro de infusão), em obediência às orientações do Ministério da Saúde, Governo do Estado e da Reitoria, comandada pelo Prof. Dr. David Uip.