Presidenta mais jovem da Sociedade Brasileira de Matemática toma posse: “Você não se imagina em um lugar em que não vê pessoas iguais a você”

In ABCD, Canto do Joca On
Ex-aluna do ICMC, Jaqueline é, atualmente, professora do Departamento de Matemática da UNB. Um marco em sua carreira foi a conquista, em 2019, do prêmio “Para Mulheres na Ciência” na categoria matemática (crédito da imagem: arquivo pessoal)

Ex-aluna da USP, em São Carlos, a matemática Jaqueline Godoy Mesquita é a terceira mulher a ocupar presidência da instituição

Ela é mulher, jovem e nasceu na Região Norte do Brasil. A soma dessas três características tornaram histórica a cerimônia em que a cientista Jaqueline Godoy Mesquita assumiu a liderança da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM). “Você não se imagina em um lugar em que não vê pessoas iguais a você, que não possui representatividade”, disse ao iniciar o discurso de posse , na tarde desta quarta-feira, 26 de julho, durante o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro.

Cerimônia de posse da nova diretoria da SBM aconteceu na quarta-feira, 26 de julho, durante o 34º Colóquio Brasileiro de Matemática, realizado no Instituto de Matemática Pura e Aplicada (IMPA), no Rio de Janeiro (crédito da imagem: divulgação IMPA).

“Quando eu entendi o que era a SBM, minhas únicas referências de presidentes da sociedade eram homens. Demorei muito para saber que existiram outras mulheres a ocuparem este cargo, e que essas poucas mulheres marcaram a história da matemática brasileira”, revelou Jaqueline. Para ela, é simplesmente inaceitável pensar que, nos 54 anos de existência da SBM, apenas outras duas mulheres foram presidentas da instituição: Keti Tenenblat (de 1989 a 1991) e Suely Druck (de 2001 a 2003 e de 2003 a 2005).

 

Tão inaceitável quanto isso, destacou Jaqueline, é o fato de nunca, na história da SBM, ter existido um único presidente nascido na Região Norte do Brasil: “Eu nasci no extremo norte do país, na cidade de Boa Vista, Roraima. Sou macuxi com muito orgulho, e estou aqui hoje representando também todos os matemáticos e matemáticas da Região Norte, mostrando que aqui também é o nosso lugar, que podemos sim alcançar a presidência da SBM.”

É preciso adicionar mais um aspecto inédito na história: com 37 anos, Jaqueline é a presidente mais jovem da SBM. “Espero que ter uma jovem na presidência da SBM sirva de reflexão sobre a importância de dar espaço aos jovens do país em cargos como estes,

pois isso abre espaço para que se construam futuras jovens lideranças, que tragam outras visões e perspectivas de mundo”, adicionou a pesquisadora.

Ao colocar em evidência todas as características que tornaram singular sua posse na liderança de uma das instituições acadêmicas mais relevantes do país, o discurso de Jaqueline consegue dar voz à diversidade da matemática brasileira, por tanto tempo escondida: “Hoje, não ocupo este cargo sozinha, mas com todos que formam a minha identidade, como mulher, jovem e nortista deste Brasil”.

Excelência reconhecida

Professora do Departamento de Matemática da Universidade de Brasília (UNB), Jaqueline concluiu o Bacharelado e a Licenciatura em Matemática na mesma instituição em 2006. No ano seguinte, ingressou no mestrado no Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP, em São Carlos, onde também concluiu o doutorado e um de seus pós-doutorados.

Nesse mesmo mês em que tomou posse como presidenta da SBM, a matemática voltou ao ICMC para participar de um concurso, no qual conquistou o título de livre-docente, o mais alto grau de titulação a que um acadêmico pode chegar. Foi também em julho de 2023 que a pesquisadora recebeu uma mensagem especial da Embaixada da Itália no Brasil, comunicando que Jaqueline será agraciada com a Condecoração de Cavaleira da Ordem da Estrela da Itália em cerimônia que ocorrerá dia 4 de setembro.

A pesquisadora durante cerimônia de premiação do “Science, She says! Award”, que ocorreu dia 6 de março, no Palazzo Bo, no salão quarenta, em Roma, na Itália (crédito da imagem: arquivo pessoal)

As conquistas de Jaqueline não param por aí. Em 6 de março deste ano, ela foi a única pesquisadora da América do Sul, Central e do Caribe a conquistar o Science, She says! Award, um reconhecimento oferecido pelo Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional da Itália (MAECI) a jovens cientistas estrangeiras de destaque. Já em 10 de outubro de 2019, ela subiu ao palco da Casa Firjan, espaço pertencente à Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), para receber o prêmio Para Mulheres na Ciência na categoria “matemática”. Oferecida pela L’Oréal em parceria com a Unesco Brasil e a Academia Brasileira de Ciências (ABC), a premiação se tornou um importante marco na carreira da jovem, que na época tinha apenas 33 anos.

“Ser mulher na área de matemática não é uma tarefa fácil”, reconheceu Jaqueline ao assumir a liderança da SBM. “Mas ver outras mulheres seguindo adiante e conseguindo

enfrentar os desafios nos dá força e coragem para ir em frente. E, no dia de hoje, eu quero ser essa força e combustível para todas as mulheres deste país que, em algum momento, pensaram em desistir dos seus objetivos, quero dizer a todas elas que não desistam, que precisamos de vocês aqui, precisamos de mais mulheres aqui. Ainda temos muito para lutar, para ocupar, e precisamos ser protagonistas nesta história”.

Com certeza, Jaqueline está ajudando a adicionar os nomes de muitas mulheres à história da matemática brasileira, tornando-se um exemplo e uma inspiração para as jovens que sonham se tornar cientistas. “Farei o meu melhor para atender às expectativas e permitir que a matemática brasileira reflita toda a diversidade deste país, se tornando uma potência ainda maior, tanto em nível básico quanto avançado, tanto nacional quanto internacionalmente”, finalizou Jaqueline.

You may also read!

Prefeito Orlando Morando inaugura Centro de Esportes Aquáticos Danilo Cavinato no Riacho Grande

Complexo irá contemplar alto rendimento e iniciação nas modalidades como natação, canoagem, ginástica, beach tenis, entre outros Inscrições estarão abertas

Read More...

Projeto que tira taxa do lixo da conta de água aprovado em Diadema

A partir de janeiro, cobrança da taxa de resíduos sólidos passa a ser cobrada, portanto, em boleto. O mesmo será

Read More...

Igualdade Racial: Câmara celebra o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra

A Câmara Municipal de São Caetano do Sul realizou, na noite de quinta-feira (21), sessão solene em celebração ao

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu