Prefeitura de São Caetano publica decreto que assegura direitos dos usuários de serviços públicos

In ABCD On
- Updated

Na terça-feira (21.09) o Diário Oficial Eletrônico de São Caetano do Sul trouxe um decreto que vai garantir mais transparência e eficiência na relação do poder público com a população.

O decreto nº 11.711, de 20 de setembro de 2021, vem regulamentar a Lei Federal nº 13.460, de 26 de junho de 2017, que dispõe sobre participação, proteção e defesa dos direitos dos usuários dos serviços públicos. “É como se fosse um Código de Defesa do Consumidor, mas aplicado aos usuários dos serviços públicos”, compara a advogada Mylene Gambale, Controladora Geral do Município.

Ela explica que a Lei busca aumentar a transparência e eficiência da administração pública. Uma das ações determinada pelo decreto é o estabelecimento, por parte de cada Secretaria, de uma Carta de Serviços ao Usuário. “Trata-se de uma relação de todos os serviços prestados pela secretaria, com a descrição detalhada dos documentos requeridos, os trâmites e os prazos determinados para cada serviço”. 

Outra inovação é o aumento de atribuições da Ouvidoria. Hoje o órgão, subordinado à Controladoria, recebe solicitações e queixas de munícipes e as encaminha para as secretarias correspondentes. Agora ela ganha a atribuição de acompanhar ativamente cada secretaria na busca de aprimoramento dos atendimentos prestados, apontando falhas e sugerindo melhorias.

Também será criado o Conselho de Usuários dos Serviços Públicos, com participação de voluntários da sociedade civil. O processo de escolha dos representantes dos usuários dos serviços públicos municipais será feito, mediante chamamento público, por meio de um edital amplamente divulgado e publicado no Diário Oficial Eletrônico, com antecedência mínima de um mês.

Atende Fácil

O decreto vem confirmar e estimular as boas práticas de atendimento que já são adotadas pela administração municipal. Em um dos principais setores de atendimento ao munícipe, o Atende Fácil, a eficiência é demonstrada pelos números.  Segundo Renata Oliveira, diretora do Atende Fácil, dentre os 136 mil atendimentos realizados ao longo de 2021 (de 1/1/2021 até 20/9/2021), houve apenas 13 reclamações.

Pelo portal WebServiços (https://afweb.saocaetanodosul.sp.gov.br/) o munícipe pode solicitar alguns dos serviços disponibilizados pelo Atende Fácil, além de poder consultar o status de suas solicitações sem a necessidade de comparecimento ao órgão, situado à Rua Major Carlo Del Prete, 651 – Centro.

You may also read!

São Caetano envia equipamentos de resgate e 12 toneladas de doações ao Rio Grande do Sul

São Caetano do Sul está mobilizada, em primeiro lugar, para ajudar o povo do Rio Grande Sul. O Estado contabiliza,

Read More...

São Bernardo envia carreta com 30 toneladas de donativos ao Rio Grande do Sul

Prefeito Orlando Morando acompanhou, nesta quarta-feira (08.05), em primeiro lugar, partida da primeira leva de doações arrecadadas em campanha

Read More...

ABCD promove mobilização regional humanitária para ajudar população gaúcha

Consórcio ABC será, acima de tudo, mais um posto de apoio e contará com um “Drive Thru Solidário Regional” O

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu