Prefeitura de São Caetano promove palestra sobre saúde mental no pós-pandemia

In ABCD, Saúde On
Dr. Seraphim, prefeito em exercício, fala no evento. Fotos: Alexandre Yort/PMSCS

Em atenção ao mês dedicado à campanha de prevenção ao suicídio, Setembro Amarelo, a Prefeitura de São Caetano do Sul promoveu uma manhã de palestras no Cecape, Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação Dra. Zilda Arns.

Foram abordadas, em primeiro lugar, questões da saúde mental e aspectos educacionais da inclusão no período pós-pandemia.

O evento, prestigiado pelo prefeito em exercício de São Caetano, o médico Dr. Carlos Humberto Seraphim, foi organizado pelo Instituto Amor sem Medida e Grupo Aprendiz (Grupo de Apoio aos Pais de Crianças e Adolescentes com Deficiência e Transtornos), do CTNEN, Centro de Triagem Neonatal e Estimulação Neurossensorial dr Tatuya Kawakami.

Contou, além disso, com o apoio da Sedef (Secretaria Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência ou com Mobilidade Reduzida), representada pela titular da pasta, Dra. Andrea Alencar, e da Secretaria de Saúde, por meio do CTNEN, coordenado pelo Dr. Cristiano Gomes.

Panorama

Flávia Ismael, médica psiquiatra, coordenadora de Saúde Mental do município, ofereceu um panorama sobre a saúde mental na infância e na adolescência.

Ela a bordou o tema “Saúde Mental de Crianças e Adolescentes no Pós-Pandemia”.

“Mostramos como os pais podem oferecer suporte aos filhos na prevenção do adoecimento e promoção da saúde mental. Falamos sobre a geração atual dos adolescentes e as dificuldades que eles apresentam, os choques geracionais que sempre aconteceram e como os pais podem tentar se aproximar dos filhos para minimizar esses impactos”, explicou, em resumo.

Flávia também conversou sobre alterações no comportamento de crianças e jovens, depressão, ansiedade, automutilação e prevenção do suicídio, entre outros temas.

“Quanto mais próximos os pais estiverem de seus filhos, maior a chance de perceberem mudanças que podem indicar adoecimento psíquico”, disse, da mesma forma.

A secretária de Educação, Minéa Paschoaleto Fratelli, abordou, em suma, o tema “Aspectos Educacionais da Inclusão na Pós-Pandemia”.

Destacou, em conclusão, a importância da Política de Educação Especial na perspectiva da Educação Inclusiva.

Entidades organizadoras

O Grupo Aprendiz foi fundado em 2012 com o propósito de promover encontros periódicos de pais e mães com debates acerca da temática de transtornos de aprendizagem, doenças raras, saúde mental e deficiências.

Conta atualmente com cerca de 1.500 integrantes.

O Instituto Amor sem Medida (IASM), criado em 2022, é uma entidade filantrópica.

Objetiva apoiar ações de promoção de políticas públicas em defesa das crianças e adolescentes com deficiência ou mobilidade reduzida.

Conta, atualmente, com 200 integrantes

You may also read!

Cafés gelados viram tendência para os dias quentes

Sterna apresenta, em primeiro lugar, três opções exclusivas que unem sabor e refrescância Nos dias quentes, a busca por bebidas

Read More...

Ossel Ensina lança programa que fortalece bem-estar dos colaboradores e cultura organizacional

Iniciativa visa a promover valores essenciais e qualidade de vida no ambiente de trabalho A Ossel Ensina, que visa elevar

Read More...

Buscando a democratização da arte, Cintia Abravanel expõe instalações no Terminal Rodoviário Tietê

Obras trazem reflexões sobre fases da vida; mostra fica no espaço até 9 de março A artista plástica Cintia Abravanel

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu