O prefeito José Auricchio Júnior e a secretária de Saúde de São Caetano do Sul, Regina Maura Zetone, prestigiaram nesta quarta-feira (23.08) a aula inaugural do curso de Capacitação sobre Atendimento Humanizado e Acolhedor.
O primeiro encontro reuniu 127 profissionais de recepção das Unidades Básicas de Saúde do município e foi realizado no Cecape (Centro de Capacitação dos Profissionais da Educação) Dra. Zilda Arns.
Entre abril e julho, o prefeito e a secretária receberam 645 profissionais dos setores administrativos, coordenadores e gerentes, recepção, central de agendamento, hospitais e agentes comunitários de saúde abordando novas metas e a qualidade de atendimento que a gestão espera de seus colaboradores.
“Nós já tivemos uma rodada de conversas produtivas e iniciamos um processo de reorganização da Atenção Básica, com gerenciamento técnico dentro de todas as UBSs. E, dentro desse novo critério, já temos claramente uma melhora na qualidade do acolhimento e recepção das unidades”, discursou, em resumo, o prefeito.
“Isso é um processo contínuo e permanente. Não estamos no patamar que imaginamos, mas estamos caminhando para isso. Com essa consultoria específica de capacitação profissional na área da Saúde, esperamos conquistar um sistema cada vez mais acolhedor e que leve resolutividade aos nossos pacientes”, afirmou, da mesma forma, Auricchio.
Empresa especializada
Os encontros serão realizados por empresa especializada em desenvolvimento e capacitação de pessoas, que realizará 8 encontros presenciais de 3 horas cada e 12 workshops in loco nas UBSs.
O curso terá início em 6 de setembro e segue até 18 de outubro, no auditório da Diretoria de Atenção Básica (DAB).
“Teremos apoio de uma equipe especializada em capacitações para o setor e certamente conquistaremos uma prática mais adequada seguindo normas e regras voltadas ao atendimento humanizado, com empatia e de forma acolhedora”, destacou, em suma, Regina .
Entre os temas a ser abordados durante as capacitações destacam-se: escuta qualificada, comunicação assertiva e humanização em saúde, além de ética profissional, respeito e empatia no ambiente de trabalho.
“A conexão será o ponto chave de nosso trabalho. Humanização e atendimento precisam de conexão. Não tem como falar de vínculo, atendimento e cuidado sem falar em conexão e pertencimento”, disse, em conclusão, o supervisor e capacitador em Saúde Pública, Rodrigo Meirelles.
Os temas serão abordados por meio de dinâmicas e exercícios práticos, trazendo para o dia a dia dos profissionais a prática de respeito, ética e empatia, garantindo que estes valores permeiem os atendimentos realizados.
Gisele Lopes (MTb 29.334)
24/8/2023
Fotos:Eric Romero/PMSCS
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