Prefeitura de São Caetano e Conselho da Comunidade Negra realizam capacitação com Agentes Comunitários de Saúde

In ABCD On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul iniciou na segunda-feira (23.05), um programa de formação e capacitação para Agentes Comunitários de Saúde.

Até 17 de junho, serão realizadas palestras ministradas pelas equipes de saúde e membros do Conescs (Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano do Sul) para os colaboradores da Atenção Básica de Saúde.

O objetivo da formação é trazer um resgate histórico da população negra e apresentar a rede de apoio nos casos de racismo e injúria racial. “O racismo faz mal e adoece, não podemos mais permitir que nos dias de hoje, as pessoas passem por isso”, afirmou Jacira Raimunda Capella, do Conescs.

As palestras de 30 minutos e são ministradas pela assistente social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Andréia Miguel, pela presidente do Conescs, Sandra Cassiano, e outros convidados em todas as unidades de saúde do município.

Durante a capacitação, o grupo aborda também sobre as denúncias contra crime de racismo.

“Elas podem ser feitas em qualquer delegacia, se a queixa for registrada corretamente, o caso será encaminhado ao Ministério Público, logo após o inquérito. Ele irá tomar as providências essenciais para abrir o processo criminal”, destacou Andréia.

O Conescs foi instituído pela Lei Municipal no 3.648, de 18 de Março de 1998, órgão vinculado à Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), tem por finalidade elaborar e programar em todas as esferas da Administração de São Caetano, políticas públicas sob a ótica étnica, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população negra o pleno exercício de sua cidadania. O Conescs será responsável pela formação considerando a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que tem compromisso com a produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

You may also read!

Videomonitoramento da GCM flagra pichação em passarela no Centro de São Bernardo e responsável é multada em mais de R$ 9 mil

Sistema identificou a pichação na Passarela Rubens Pasin, no Paço Municipal; ocorrência foi enquadrada como crime ambiental e registrada

Read More...

Nascimento de 86 filhotes de tartaruga-marinha mobiliza Instituto Argonauta na Praia do Paúba, em São Sebastião

Com acompanhamento da equipe do PMP-BS/Instituto Argonauta, orientação técnica da Fundação Projeto TAMAR e apoio da SEMAM/Prefeitura Municipal de

Read More...

Atrações culturais e de lazer movimentam fim de semana em Ribeirão Pires

CarnaCultura no Parque Municipal Professor Luiz Carlos Grecco é, em primeiro lugar, destaque da programação gratuita Ribeirão Pires terá, acima

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu