Prefeitura de São Caetano e Conselho da Comunidade Negra realizam capacitação com Agentes Comunitários de Saúde

In ABCD On
- Updated
Fotos: Letícia Teixeira / PMSCS

A Secretaria de Saúde de São Caetano do Sul iniciou na segunda-feira (23.05), um programa de formação e capacitação para Agentes Comunitários de Saúde.

Até 17 de junho, serão realizadas palestras ministradas pelas equipes de saúde e membros do Conescs (Conselho Municipal da Comunidade Negra de São Caetano do Sul) para os colaboradores da Atenção Básica de Saúde.

O objetivo da formação é trazer um resgate histórico da população negra e apresentar a rede de apoio nos casos de racismo e injúria racial. “O racismo faz mal e adoece, não podemos mais permitir que nos dias de hoje, as pessoas passem por isso”, afirmou Jacira Raimunda Capella, do Conescs.

As palestras de 30 minutos e são ministradas pela assistente social do NASF (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) Andréia Miguel, pela presidente do Conescs, Sandra Cassiano, e outros convidados em todas as unidades de saúde do município.

Durante a capacitação, o grupo aborda também sobre as denúncias contra crime de racismo.

“Elas podem ser feitas em qualquer delegacia, se a queixa for registrada corretamente, o caso será encaminhado ao Ministério Público, logo após o inquérito. Ele irá tomar as providências essenciais para abrir o processo criminal”, destacou Andréia.

O Conescs foi instituído pela Lei Municipal no 3.648, de 18 de Março de 1998, órgão vinculado à Seais (Secretaria de Assistência e Inclusão Social), tem por finalidade elaborar e programar em todas as esferas da Administração de São Caetano, políticas públicas sob a ótica étnica, destinadas a garantir a igualdade de oportunidades e de direitos entre homens e mulheres, de forma a assegurar a população negra o pleno exercício de sua cidadania. O Conescs será responsável pela formação considerando a Política Nacional de Saúde Integral da População Negra, que tem compromisso com a produção de conhecimento, formação e educação permanente para trabalhadores de saúde, visando à promoção da equidade em saúde da população negra.

You may also read!

Gilvan assume presidência de comissão na FNP e lidera debate da Reforma Tributária

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, foi escolhido nesta terça-feira (24.03), na 89ª Reunião Geral da Frente Nacional

Read More...

Grupo JCR Helicebras é um dos players do mercado brasileiro de fundações

Prédio no Bairro Jordanópolis agrega, acima de tudo, fábrica, escritório administrativo, auditório e academia para colaboradores praticarem atividades físicas 

Read More...

Pará enaltece feito histórico pelo São Bernardo e cita satisfação com sequência de jogos

O São Bernardo realizou seu primeiro jogo na história pela Série B do Brasileiro, no fim de semana. A equipe

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu