Unidade escolar atenderá 63 crianças com idade entre zero e 3 anos dentro do Programa Atender Mais, em parceria com o terceiro setor
O prefeito Orlando Morando reinaugurou a creche do bairro Areião, em São Bernardo do Campo, na manhã desta terça-feira (29.08).
Depois de receber ampla reforma, a estrutura municipal passará a atender, acima de tudo, 63 crianças com idade entre zero e 3 anos em período integral.
Trata-se, em primeiro lugar, de mais uma expansão do Programa Atender Mais, que utiliza a parceria com o terceiro setor para a ampliação do número de vagas em creche e garantia do fim da fila de espera.
Em seu pronuciamento, o chefe do Executivo municipal relembrou, por exemplo, a história da hoje denominada Creche Parceira Futuro Feliz V.
“Quem esquece o passado não constrói o futuro. Tenho um carinho especial por essa unidade, que foi construída pela própria comunidade e que tive o privilégio de ajudar. Infelizmente, com o passar do tempo, ela ficou deteriorada e tivemos de fazer uma ampla reforma. Mais uma melhoria que integra o processo de transformação que estamos promovendo no Areião, que vem recebendo obras de infraestrutura e urbanização para garantir qualidade de vida para a população”, destacou, em resumo.
Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini ressaltou, da mesma forma, que todas as creches conveniadas mantêm o mesmo padrão de atendimento ofertado nas Emebs do município.
“Todo o projeto pedagógico, estrutura e cuidado com as crianças seguem os parâmetros implementados nas unidades próprias. É uma enorme alegria ver que esse modelo de ampliação de vagas, tendo o terceiro setor como parceiros, tem dado muito certo”, disse, portanto.
Parceria
A Creche Parceira Futuro Feliz V será mantida pela Organização da Sociedade Civil (OSC) Associação A Palavra de Deus. Para o exercício de 2023, a Prefeitura efetuará repasse total de R$ 657,5 mil à entidade, destinado ao custeio, despesas com pessoal, conservação e limpeza e pequenos reparos (Programa Escola Linda).
Felicidade
Para a fisioterapeuta Bianca Reis da Costa, 27 anos, a reinauguração da creche possibilitará com que ela volte a trabalhar e fique tranquila, sabendo que a filha, a pequena Helena, de 1 ano e 4 meses, está “bem cuidada”. “Achei o espaço e todo o atendimento incrível. Me senti acolhida. Moramos no Riacho Grande e a Prefeitura vai oferecer o transporte, o que me ajuda muito”, comenta.
Atender mais
Desde 2017, o trabalho da Prefeitura junto às conveniadas se dá por meio do Programa Atender Mais.
Possibilitou, por exemplo, a criação de mais de 2.000 novas matrículas para crianças com idade entre zero e 3 anos.
Ofertou, em conclusão, ensino de qualidade e gerou mais de 1.500 postos de trabalho.