Processo de modernização integra o Programa Escola Conectada e prevê desde entrega de notebooks até telas interativas para a rede municipal de ensino
Em continuidade ao processo de modernização na Educação municipal, a Prefeitura de São Bernardo consolidou, nesta sexta-feira (25.02), mais uma etapa do Programa Escola Conectada.
O proque visa a ampliar as novas tecnologias e adequar os espaços de ensino, acima de tudo, à conectividade e ao mundo virtual.
Somente neste ano, a Secretaria da Educação realiza investimento de R$ 22,4 milhões na compra de notebooks para as equipes gestoras das escolas.
Além de computadores para as bibliotecas, laboratórios de informática, telas interativas e novos sistemas de som para as unidades escolares.
Em visita à EMEB José Cataldi, no bairro Demarchi, o prefeito Orlando Morando destacou a importância de investir em tecnologia no âmbito da educação municipal.
“Tanto os alunos quanto os profissionais da Educação precisam estar conectados e merecem o que há de mais moderno no processo de aprendizagem. Nosso trabalho vem sendo ampliado ano a ano para oferecer um ensino de qualidade às nossas crianças”, disse, em resumo.
Secretária da Educação de São Bernardo, Silvia Donnini explicou que os notebooks entregues aos profissionais da Educação facilitarão ações formativas, planejamentos, registros e relatórios no dia a dia.
“Além de contribuir para a aquisição de novas competências relacionadas à tecnologia da informação e da comunicação, a tecnologia reflete diretamente na qualidade do trabalho realizado com os alunos”, esclarece.
Diretora da EMEB José Cataldi, Marcia da Silva Rocha valoriza todo o investimento em tecnologia na Educação. “Tudo isso favorece a aprendizagem, facilita a linguagem que as crianças já têm acesso nos dias de hoje e auxilia o ensino, já que aproxima o professor do aluno”, ressalta.
Escola Conectada
Desde 2017 a Prefeitura já investiu mais de R$ 61,7 milhões no processo de modernização da rede municipal de ensino.
Neste ano, 620 notebooks modelo Dell Latitude 3420 estão sendo distribuídos às equipes gestoras das unidades escolares.
É, portanto, o caso dos diretores, vice-diretores, coordenadores pedagógicos, além dos orientadores pedagógicos e diretores da área pedagógica da Secretaria da Educação.
Desde 2017, a Prefeitura já efetuou, da mesma forma, a entrega de 710 notebooks.
Também estão sendo entregues 1.300 desktops para os laboratórios de informática, bibliotecas interativas das unidades de ensino e áreas administrativas da Secretaria da Educação, 40 workstation para os laboratórios de informática das escolas de ensino fundamental, além de 120 telas interativas e 120 sistemas de som para as unidades escolares, em conclusão.