Ação teve objetivo, em primeiro lugar, de combater a venda de peças com procedência ilícita; autuações e advertências ambientais foram emitidas
A Prefeitura de Santo André, por meio da Guarda Civil Municipal, Semasa e Departamento de Controle Urbano, desencadeou nesta quinta-feira (23.03) uma operação com a Polícia Militar para combater, acima de tudo, a venda ilícita de peças automotivas em desmanches.
Batizada de Operação Cinisca, a ação policial verificou, portanto, vários endereços da cidade, em locais mapeados previamente pela Polícia Militar.
Na ação, 20 pessoas foram averiguadas e cinco estabelecimentos vistoriados.
Por parte da área de Fiscalização Ambiental do Semasa foram autuados, por exemplo, três estabelecimentos por problemas ambientais.
Entre eles, ausência de caixa separadora de água e óleo, de canaletas de drenagem e piso impermeável.
No total, foram emitidas, acima de tudo, três advertências ambientais e dois autos de infração ambiental, equivalente a multas.
Duas outras notificações foram emitidas para dois estabelecimentos comerciais, um deles na Rua Oratório e outro na Avenida Valentim Magalhães, para que apresentem alvará de funcionamento em até oito dias.
A comercialização de produtos com origem ilícita é um crime que consta no Código Penal, no artigo 180.
Prevê detenção de um a quatro anos em caso de flagrante, além de multa, para quem comete o crime e para quem revende este material.