Com a chegada das baixas temperaturas, a Prefeitura de Rio Grande da Serra, por meio da Secretaria da Família e Desenvolvimento Social, está reforçando, em primeiro lugar, ações emergenciais voltadas ao acolhimento de pessoas em situação de rua.
Para agilizar o atendimento e incentivar, acima de tudo, a colaboração da população na identificação de pessoas em situação de risco, a Secretaria disponibilizou um canal de WhatsApp institucional: (11) 96334-7628.
Desde 20 de maio e até sexta-feira (13.06) foram realizadas, por exemplo, 11 buscas ativas nos principais pontos.
Ou seja, onde costumam ficar pessoas em situação de rua, resultando na entrega de 8 cobertores e na oferta de vaga para pernoite a 7 pessoas.
Além dessas ações, a Prefeitura mantém parcerias com instituições locais para oferecer abrigo noturno, garantindo um espaço seguro e digno para pernoite.
Equipes da assistência social também realizam rondas noturnas, oferecendo acolhimento imediato às pessoas em situação de vulnerabilidade.
Para aqueles que optarem por não aceitar o encaminhamento ao abrigo, estão sendo distribuídos cobertores e roupas de frio.
Minimizando, com isso, os riscos à saúde causados pelo frio intenso.
A administração municipal segue em fase final de negociação para viabilizar a instalação de uma Casa de Acolhida.
O espaço contará com estrutura para higienização pessoal, troca de roupas, pernoite e atendimento técnico especializado.
Tudo por meio do CREAS (Centro de Referência Especializado de Assistência Social).
Essas ações reforçam o compromisso da Prefeitura com a dignidade humana e com a proteção da população em maior situação de vulnerabilidade,
Especialmente nos períodos em que o frio representa, em conclusão, risco à vida.