A ação do Centro de Controle de Zoonoses buscou, em primeiro lugar, vistoriar e conscientizar os moradores da região
Ribeirão Pires realizou, por exemplo, força tarefa de combate à dengue, na quinta-feira (10.04), em Ouro Fino e Vila Sueli.
Equipe do Centro de Controle de Zoonoses reforçou, acima de tudo, a conscientização, com vistorias nos bairros, pelos casos positivos na região.
A ação preventiva de combate ao Aedes aegypti, que faz parte do Comitê de Arboviroses, conta com constantes vistorias e apoio de tecnologia pioneira no ABCD e região.
“As ações de bloqueio nos bairros são fundamentais para o controle da dengue em nossa cidade. Estamos atuando de forma constante, com diversas ações reforçando o compromisso de tornar nossa cidade cada dia mais segura e garantindo que todos façam sua parte no combate à dengue”, destacou o coordenador do Centro de Controle de Zoonoses, Paulo Sérgio França.
O município conta com 900 armadilhas para controle do mosquito Aedes aegypti, estrategicamente distribuídas em locais públicos.
A Prefeitura conta com equipe de agentes de combate a endemias.
Eles realizam trabalho permanente de controle das arboviroses em Ribeirão Pires para realização de ações diárias em todos os bairros.
Comitê de Arboviroses
Em 2025, a Vigilância à Saúde de Ribeirão Pires retomou o Comitê de Arboviroses que conta com equipes de saúde e também de outras áreas da Prefeitura.
As equipes se reúnem uma vez por mês para discutir ações e também, em conclusão, os casos registrados na cidade.