Prefeitura de Mauá, Fundo Social de Solidariedade e Colsan lançam campanha para aumentar doações de sangue

In Canto do Joca On

Em razão da epidemia de dengue, o número de doadores baixou e casos mais graves da doença podem necessitar transfusão de sangue. Por isso a atenção com o estoque precisa ser redobrado

O aumento de casos de dengue, além de afligir todas as famílias, também elevou a preocupação devido à queda no número de doadores de sangue. Segundo estimativa da Colsan (Associação Beneficente de Coleta de Sangue), que faz a gestão do Posto de Coleta de Mauá, houve uma redução de 20% na quantidade de pessoas realizando esse gesto tão importante, muito em razão de terem tido a doença, o que compromete ainda mais os níveis dos estoques que já operam frequentemente abaixo do ideal, que é de pelo menos 70%. Outro aspecto que gera apreensão, é que em casos mais graves da doença, o paciente pode necessitar de transfusão.  Quem é infectado pelo vírus transmitido pelo mosquito Aedes aegypti, precisa esperar um mês para poder doar sangue.

Por isso, a Prefeitura de Mauá, o Fundo Social de Solidariedade e a Colsan se uniram em uma campanha chamada “Doe Sangue, cada gota conta” para que as pessoas que tenham condições, doem para evitar que os pacientes fiquem sem esse item tão essencial. Empresas que quiserem aderir à iniciativa podem entrar em contato direto com a Colsan pelo número: 11 98495-1739.

A população mauaense tem colaborado substancialmente. Desde a inauguração, o local já coletou 13.988 bolsas de sangue, se cada uma delas puder ajudar até quatro pacientes, é possível dizer que cerca de 56 mil vidas podem ter sido salvas, graças a essa iniciativa.

Lembrando que, para doar sangue, é necessário ter entre 16 e 69 anos (a primeira coleta antes dos 60 anos), pesar acima de 50 kg, estar em boas condições de saúde e alimentado, porém evitar refeições gordurosas três horas antes. Por isso é realizada a triagem do candidato.

O Posto de Coleta de Sangue de Mauá está localizado na Rua Luís Lacava, 229, no prédio do CRSMCA (Centro de Referência em Saúde da Mulher, Criança e Adolescente). O espaço, inaugurado em 27 de março de 2023, dispõe de recepção, sala de coleta, repouso, lanche, pré-triagem e duas de triagem. Contempla uma demanda antiga dos moradores de Mauá, que antes precisavam se deslocar para outros municípios para doar sangue. Busca também incentivar o gesto solidário, ajudando a manter o estoque na região.

O material recebido é encaminhado para o hemocentro da Colsan, em São Bernardo do Campo. E rende hemocomponentes como concentrado de hemácias, de plaquetas, plasma fresco congelado e crioprecipitado, enviados a hospitais públicos do Grande ABC, entre eles o Hospital de Clínicas Dr. Radamés Nardini.

O horário de funcionamento do Posto de Coleta de Sangue de Mauá é de segunda a sábado, das 8h às 12h30. A doação poderá ser agendada pelo aplicativo COLSAN, que pode ser baixado na Google Play Store e Apple Play Store. Existe a opção sem a marcação da coleta, por ordem de chegada no local. O posto conta com médico, enfermeiro, captadora, técnico em enfermagem e recepcionista, além de apoio operacional.

No local é necessário apresentar documento oficial e original de identidade com foto contendo CPF e dentro do prazo de validade (RG, carteira profissional ou de habilitação). Menores de 18 anos, acompanhados de adulto, deverão levar o Termo de Autorização de doação preenchido, com firma reconhecida em cartório e RG (original e cópia) de ambos. Outras informações podem ser obtidas no link:  https://colsan.org.br/site/doador/requisitos-para-doacao/.

You may also read!

Mauá terá passe livre no transporte municipal no segundo turno das eleições

Gratuidade estará disponível a partir das primeiras viagens, por volta das 4h, até a última viagem de cada linha Os

Read More...

Medalhistas brasileiros na Olimpíada Ibero-Americana de Química projetam futuro na ciência e na inovação

Competição internacional apoiada pela Abiquim reuniu estudantes de 15 países em Fortaleza, e o Brasil conquistou três medalhas de

Read More...

Eleita a melhor empregadora de saneamento do país, BRK tem vagas de emprego abertas em Mauá

Reconhecimento internacional da Revista TIME e Statista destaca a gestão de pessoas da concessionária, que agora busca novos talentos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu