Crianças de até 10 anos correm, em primeiro lugar, mais risco em caso de contato com o veneno do aracnídeo
A Prefeitura de Mauá se mantém em alerta, acima de tudo, para possíveis acidentes envolvendo escorpiões.
Nesta terça-feira (06.09), agentes de endemias da Secretaria de Saúde passaram por treinamento para atuação em caso de se encontrar o aracnídeo e também como agir em ocorrências.
Durante o primeiro semestre de 2022 foram recebidas pelas autoridades municipais três notificações de avistamento de escorpiões em Mauá. Entre eles, houve o caso de um adolescente de 12 anos, que precisou de cuidados médicos após sofrer envenenamento após ser picado. Ele se recuperou bem.
Em caso de acidente, a vítima deve procurar imediatamente o serviço de saúde mais próximo ou ligar para o SAMU (número 192). A recomendação é limpar o local da picada com água e sabão e aplicar compressa de água morna para diminuir a dor. Em caso de contato com o veneno, o risco maior é para crianças de até 10 anos.
Entre os principais sintomas do envenenamento estão dor excessiva no local da picada, com a possibilidade de vermelhidão, e suor.
Para evitar o aparecimento de escorpiões e possíveis ocorrências, conserve limpos e livres de entulhos quintal, jardim, garagem, porão, madeiras, folhas, lixo ou outros materiais, principalmente restos de construção.
Coloque os sacos de lixo na rua momentos antes do coletor de resíduos passar. Nunca deixe coisas velhas acumuladas em volta da casa, principalmente restos de construção. Fechar buracos e frestas das paredes e do chão. Vedar com proteção as soleiras e vãos das portas e janelas.
Em caso de dúvidas entre em contato, em conclusão, com a Gerência de Controle de Zoonoses pelo telefone (11) 4544-1240 ou com a Vigilância Epidemiológica pelo número (11) 4512-7499.