Prefeito Tite Campanella firma parceria com TJ-SP e Childhood Brasil para atendimento integrado a crianças e adolescentes vítimas de violência

In ABCD, Canto do Joca On
- Updated
Fotos: TJSP/Divulgação

O prefeito de São Caetano do Sul, Tite Campanella, firmou acordo de cooperação com o TJ-SP (Tribunal de Justiça de São Paulo) e a instituição Childhood Brasil para implantação do Centro Integrado de Atendimento a Crianças e Adolescentes Vítimas ou Testemunhas de Violência.

Com inauguração prevista para novembro, o equipamento reunirá, por exemplo, serviços de proteção, saúde, assistência social e Justiça,

Tudo com o objetivo de oferecer acolhimento especializado e evitar que crianças e adolescentes precisem relatar repetidamente situações de violência.

A iniciativa prevê, em primeiro lugar, atendimento a vítimas ou testemunhas de violência física, psicológica, sexual e institucional, além de casos de negligência.

O centro contará, acima de tudo, com equipe multiprofissional e estrutura para escuta especializada e depoimento especial.

Buscando, em suma, reduzir deslocamentos, integrar os atendimentos e garantir a continuidade dos cuidados.

A proposta é oferecer um ambiente preparado para acolher crianças e adolescentes com atenção às suas necessidades e à proteção de seus direitos.

Acolhimento

“Essa parceria é muito importante para darmos acolhimento e tratamento especializado a crianças e adolescentes vítimas de violência. Daremos todo suporte necessário para que o centro seja, de fato, transformador na vida dessas crianças”, disse o prefeito, Tite Campanella.

Ele esteve na sede do TJ-SP na última sexta-feira (23/10), acompanhado das secretárias municipais de Saúde e de Assistência e Inclusão Social.

Tite assina o acordo

No acordo, a Prefeitura será responsável pela disponibilização do espaço, da infraestrutura e da equipe municipal.

O TJ-SP oferecerá apoio técnico e institucional, especialmente nos procedimentos de depoimento especial, enquanto a Childhood Brasil contribuirá com metodologia, capacitação profissional e avaliação dos resultados.

A atuação conjunta pretende fortalecer a rede de proteção e ampliar a articulação entre os serviços envolvidos no atendimento às vítimas.

O projeto foi concebido como experiência-piloto, com potencial para servir de referência a outros municípios paulistas.

A implantação também busca facilitar o acesso aos serviços e incentivar a procura por ajuda, diante da subnotificação dos casos de violência contra crianças e adolescentes.

A solenidade de assinatura do acordo contou com as presenças do presidente do TJ-SP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro; da coordenadora da Infância e da Juventude do TJ-SP, desembargadora Gilda Cerqueira Alves Barbosa Amaral Diodatti; do presidente do Conselho da Childhood Brasil, Carlos Jereissati; da diretora executiva da entidade, Laís Peretto; do juiz da 1ª Vara Criminal e de Crimes Contra Crianças e Adolescentes da Comarca de São Caetano do Sul, Eduardo Rezende Melo; e da juíza assessora da Presidência Camila de Jesus Mello Gonçalves.

Presidente do TJ-SP, desembargador Francisco Eduardo Loureiro

You may also read!

Pista de atletismo no Bairro São José, em São Caetano, ganha nova iluminação e abre espaço para exercícios noturno

Foi ficialmente entregue pelo prefeito, Tite Campanella, na noite de quinta-feira (22.10), a nova iluminação da pista de atletismo

Read More...

Sábado com Dança – Edição Kids reúne talentos em Ribeirão Pires

Mostra reuniu 130 participantes e lotou o Anfiteatro Arquimedes Ribeiro O Sábado com Dança – Edição Kids movimentou o Anfiteatro

Read More...

Gilvan Ferreira e Jéssica Roberta votam no Jardim Bela Vista

O prefeito de Santo André, Gilvan Ferreira, e a primeira-dama e presidente do Fundo Social de Solidariedade, Jéssica Roberta,

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu