Prefeito Ricardo Nunes apresenta projetos de São Paulo à Agência de Cooperação Internacional do Japão para firmar parcerias

In ABCD, Canto do Joca, Capital - São Paulo, Cidades On
- Updated

Em seu último compromisso na viagem oficial ao Japão, nesta quarta-feira (30), o prefeito Ricardo Nunes apresentou à vice-presidente sênior da Agência de Cooperação Internacional do Japão (JICA), Imoto Sachiko, em Tóquio, uma série de projetos da Prefeitura de São Paulo, entre eles, o Complexo Viário Roberto Marinho, o VLT no Centro da cidade e a parceria público-privada Esplanada da Liberdade, um projeto temático nesse que é conhecido como o bairro japonês da capital paulista. Será marcada uma nova reunião com a representação da JICA em São Paulo para detalhamento dos projetos, em especial os de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco. 

“Tivemos uma reunião muito boa aqui na Jica e estamos muito felizes, pois temos uma relação de muita proximidade entre a Jica, que é essa instituição financeira que tem relações muito fortes com o Brasil e com São Paulo. Apresentamos vários projetos e tenho certeza de que teremos o apoio da Jica. Foi muito bom, muito positivo”, disse o prefeito Ricardo Nunes sobre o encontro.

Durante o encontro, foram apresentadas diversas obras, incluindo as do complexo Roberto Marinho, de habitação, corredores de ônibus, prolongamentos de avenidas, sistemas viários, o VLT Bonde São Paulo, planos de redução de riscos e parcerias público-privadas. O prefeito destacou a PPP Esplanada da Liberdade, ressaltando seu caráter temático. “É ali na Liberdade, que é o bairro japonês, representando a cultura japonesa. Seria de fundamental importância se pudéssemos ter a Jica participando desse projeto, que vai ser muito bonito.” A esplanada visa criar um novo espaço público que integrará cultura, comércio, gastronomia, lazer, turismo e serviços.

Bastante interessada no projeto de drenagem urbana, prevenção a alagamentos e intervenções em áreas de risco, a Imoto disse que a JICA prioriza parcerias que estabeleçam soluções voltadas à segurança humana e ao crescimento de qualidade. Um dos focos da entidade é criar melhores condições de saneamento para a população. 

A JICA, estabelecida em 1974, é o órgão oficial do governo japonês responsável pela implementação da Assistência Oficial para o Desenvolvimento (ODA), que apoia o crescimento e a estabilidade sócio-econômica dos países em desenvolvimento com o objetivo de contribuir para a construção da paz e o desenvolvimento da sociedade internacional.

Com sede em Tóquio, no Japão, possui 15 Escritórios Domésticos e 103 Escritórios Internacionais. Seu orçamento é de 8,4 trilhões de ienes (cerca de R$ 347 milhões) e a agência tem 2.011 funcionários. A Jica possui um escritório no Brasil desde 1976 e tem desenvolvido projetos em diversas áreas, como meio ambiente, agricultura, prevenção de desastres naturais, saúde, transporte e desenvolvimento urbano. A vice-presidente sênior da Jica, Imoto Sachio, que esteve em São Paulo em maio do ano passado, demonstrou interesse em retornar à cidade para acompanhar os projetos de perto.

O prefeito Ricardo Nunes está em viagem oficial de 23 de abril a 1º de maio, com início na China, e vem cumprindo uma intensa agenda para a troca de experiências com relação a soluções baseadas no que há de mais avançado em tecnologia nas áreas de segurança, mobilidade, sustentabilidade e empreendedorismo e qualificação para o mercado de trabalho para jovens.

You may also read!

Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais de 200 estabelecimentos participantes

Um dos maiores da América Latina, evento reúne empreendimentos do Festival Sabores da Cidade começa nesta segunda-feira com mais

Read More...

Prefeitura de Santo André define reajuste com aumento de 25% no abono e 12% na cesta básica

Após reuniões com o Sindserv, Administração fechou pauta com ganhos para o funcionalismo A Prefeitura de Santo André definiu nesta

Read More...

Com inauguração oficial neste sábado, Vacimóvel leva imunização por toda São Bernardo

Veículo ofereceu na feira da Vila São Pedro suporte para vacinações em locais mais remotos da cidade Chegar onde a

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu