Prefeito Orlando Morando visita BRT de Belo Horizonte para conhecer tecnologia que atenderá São Bernardo

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Fotos: Divulgação/PMSBC

Durante visita técnica ao sistema de transporte expresso da Capital mineira, chefe do Executivo destaca agilidade e integração metropolitana do serviço

Em nova visita técnica para analisar modelos de sistemas de transporte rápido por ônibus similares aos do BRT ABC, que atenderá moradores de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando conheceu, nesta quinta-feira (10.06), o BRT de Belo Horizonte, Minas Gerais, denominado MOVE.

O modal, mais rápido e eficiente do que o transporte público urbano convencional, será, em prmeiro lugar, implementado em São Bernardo até o fim de 2022.

O objetivo é o de melhorar acima de tudo o deslocamento de moradores em direção à Capital paulista.

Alta aprovação

“O BRT de Belo Horizonte é um dos maiores do Brasil e tem uma aprovação alta pela população”, disse, em resumo, o chefe do Executivo.

Orlando disse ainda: “Percorremos um trajeto de oito quilômetros, anteriormente realizado em 46 minutos e, agora, é feito em 12 minutos, ou seja, um ganho de mais de meia hora na viagem.”

O prefeito elogiou: “Um sistema eficiente, moderno, e que faz com que o passageiro fique menos tempo dentro do transporte público.”

Além disso, destacou: “É exatamente o mesmo conceito do sistema que vamos implementar em São Bernardo, com agilidade e qualidade para a nossa população.”

Durante a visita técnica, na região central da Capital Mineira, o prefeito Orlando Morando pôde verificar de perto toda a estrutura do MOVE.

Ela conta com rede de 23,1 quilômetros de corredores e transporta, diariamente, 500 mil passageiros da Região Metropolitana de Belo Horizonte.

“Assim como o BRT ABC, o BRT de Belo Horizonte integra um conjunto de cidades de forma mais rápida e segura”, disse ainda o prefeito.

Orlando ressaltou: “No nosso caso, com o BRT, moradores de São Bernardo terão fácil acesso à Capital, onde haverá integração com o Metrô em apenas 20 minutos”.

Pagamento digital

Outra característica do BRT mineiro que estará presente no BRT ABC é, portanto, o pagamento de tarifa de forma digital, o que garante a fluidez do sistema.

O modal que atenderá a população de São Bernardo possibilitará pagamento antecipado, via QR Code ou pelo aplicativo de celular.

“Fiz questão de conhecer mais esse modelo de BRT para mostrar para a nossa população que não estamos falando de apenas um corredor exclusivo, como é o caso do trólebus, ou de ônibus convencionais, mas sim de sistema mundialmente reconhecido por oferecer um deslocamento mais rápido e eficiente. O diferencial do BRT ABC será o uso de carros elétricos com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes, articulados, além de terminais climatizados”, ressalta Orlando Morando.

Sala de Controle

Ao lado do diretor presidente da Agência Reguladora de Serviços Públicos de São Bernardo, Ademir Silvestre, do presidente da Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTRANS), Diogo Prosdocimi, e do diretor de planejamento da empresa, Daniel Marx, o chefe do Executivo realizou ampla visita técnica em campo.

O prefeito também conheceu a Sala de Comando Integrado do Centro de Operações da Prefeitura de Belo Horizonte.

Lá, toda operação do BRT é controlada de forma remota, tal qual a tecnologia a ser implementada no BRT ABC.

BRT ABC

O projeto do BRT ABC, anunciado pelo Governo do Estado em abril, terá 18 quilômetros de via expressa.

Serão, em suma, 20 paradas, três terminais e uma frota de 82 ônibus elétricos articulados (23 metros), com ar-condicionado, acessíveis, silenciosos e não poluentes.

O sistema, portanto, vai conectar São Bernardo à Capital, via corredor exclusivo, em um intervalo de até 40 minutos, transportando cerca de 115 mil passageiros por dia.

O novo modal fará o trajeto do Terminal São Bernardo ao Terminal Sacomã, na Capital, em três opções: linha expressa, semiexpressa e convencional.

São Bernardo terá oito estações: Metrópole, Aldino Pinotti, Abrahão Ribeiro, Senador Vergueiro, Winston Churchil, Vila Vivaldi, Afonsina e Rudge Ramos.

Além, é claro, do Terminal São Bernardo (Centro).

Todas, em conclusão, com acessibilidade e implantadas em vias de grande fluxo de passageiros.

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