Prefeito Orlando Morando recebe prêmio na Câmara Federal por trabalho de regularização fundiária

In ABCD On
- Updated
Morando com o deputado Marcelo Lima. Fotos: Divulgação/PMSBC

Reconhecimento é, em primeiro lugar, indicação do deputado federal Marcelo Lima;

Programa A Casa é Minha, da Secretaria de Habitação de São Bernardo já beneficiou 35 mil famílias com escrituras de seus lotes desde 2017

Em razão do trabalho desenvolvido pelo Programa A Casa é Minha, a maior ação de regularização fundiária da história de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando recebeu, nesta quarta-feira (25.10), portanto, o prêmio Lucio Costa 2023.

A premiação, indicação do deputado federal Marcelo Lima, foi concedida, acima de tudo, pela Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.

Deu-se, por exemplo, em reconhecimento pelo impacto positivo do programa da Secretaria de Habitação municipal.

O mesmo já beneficiou 35 mil famílias com escrituras de seus lotes sem qualquer custo aos munícipes desde 2017.

O prêmio

O prêmio Lucio Costa existe, em suma, desde 2015 e é entregue anualmente como forma de reconhecimento e incentivo a pessoas jurídicas e/ou entidades e personalidades da sociedade civil cujos trabalhadores e ações merecem destaque para as causas da mobilidade, saneamento e habitação no brasil.

As indicações, além disso, foram feitas pelos deputados integrantes da Comissão de Desenvolvimento Urbano da Câmara Federal.

Na cerimônia, o chefe do Executivo de São Bernardo observou, da mesma forma, que a Administração tem projeção de chegar a 50 mil lotes regularizados até o fim de 2024.

Comparações

“Algumas comparações são importantes e devem ser mostradas à sociedade. Em oito anos do governo anterior ao nosso foram entregues mil escrituras. Em sete anos do nosso governo já foram 35 mil. Não tem milagre. Tem foco, investimento e muito trabalho. E é isso o que nossa equipe faz. Por isso quero dividir esse prêmio com o nosso secretário de Habitação, João Abukater Neto, responsável por fazer esse projeto acontecer”, disse, em resumo, Morando.

O deputado federal Marcelo Lima detalhou em seu discurso, além disso, os motivos que o levaram a indicar o projeto A Casa é Minha ao prêmio.

“O prefeito Orlando Morando está fazendo um trabalho de recuperação da confiança da população no poder público”, disse Lima.

“Foram mais de 35 mil escrituras concedidas e onde os documentos são entregues vemos o olhar de alegria das pessoas por finalmente ter a posse definitiva de seus imóveis”, afirmou, em suma.

Chefe da Pasta de Habitação de São Bernardo, Abukater destacou o custo de todo o investimento realizado.

Lembro que o gasto para o registro das escrituras em cartório é feito pelo município – em torno de R$ 1.500 por lote.

“A regularização fundiária de interesse social é um processo complexo, que envolve profissionais de diversas áreas de atuação”, disse.

E completou: “Seus benefícios são inúmeros, tanto para as famílias contempladas quanto para o município”.

Mais homenagens

Além de São Bernardo, também foram homenageados o ministro das cidades, Jader Barbalho Filho, pela sua atuação à frente do ministério; Gilberto Giacoia, procurador-geral de Justiça do Ministério Público do Paraná; José Aprígio da Silva, prefeito de Taboão da Serra (SP); Reinaldo Iapequino, diretor-presidente da Companhia de Desenvolvimento Habitacional e Urbano (CDHU) do Estado de São Paulo; o Centro Gaspar Garcia de Direitos Humanos; e a companhia de Saneamento de Goiás (Saneago).

You may also read!

Consórcio ABC tem assembleia em Brasília e inaugura sala para reforçar proximidade com Três Poderes

Filial da entidade regional foi apresentada, em primeiro lugar, nesta terça-feira (15.07) após reunião mensal dos prefeitos O Consórcio Intermunicipal

Read More...

Mais de 400 artistas prometem transformar Festival de Inverno de Paranapiacaba em verdadeiro show a partir deste sábado

Dois últimos finais da semana de julho terão, em primeiro lugar, atrações de música, teatro, cinema, contação de histórias

Read More...

Trecho da Avenida Rosa Kasinski recuperado pela Prefeitura de Mauá

A obra concluída nesta terça-feira (15.07) consertou a caixa de águas pluviais que estava danificada A Secretaria de Serviços Urbanos

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu