Ordens de serviço para modernização dos equipamentos do Jardim Nazareth e Areião foram assinadas neste sábado (04.06); intervenções deve durar 120 dias sem interrupção dos atendimentos à população
O prefeito Orlando Morando assinou neste sábado (04.06), em primeiro lugar, mais duas ordens de serviço de revitalização em São Bernardo.
Desta vez, das Unidades Básicas de Saúde (UBS) do Jardim Represa (Rua Irati, 10) e do Areião (Rua Ayrton Senna, 55).
A cerimônia de autorização das intervenções contou, além disso, com a presença da primeira-dama e deputada estadual, Carla Morando, vereadores e moradores.
As obras, sem que os serviços das Unidades sejam interrompidos, compreendem a revitalização das duas unidades com um investimento municipal de R$ 500 mil.
Dentro de 120 dias, a população do entorno e os mais de 40 mil pacientes ativos terão, portanto, os equipamentos de Saúde prontos e totalmente modernizados.
Prioridade
Segundo o prefeito Orlando Morando, uma das funções do gestor é determinar, dentro de cada área, o que é prioridade.
“Na Saúde, nosso maior desafio foi o de recuperar a credibilidade do atendimento da rede hospitalar. Em cinco anos de mandato, investimos muito nos quatros hospitais da cidade: Hospital de Clínicas (HC), Hospital Municipal Universitário (HMU), Hospital Anchieta (HA) e Hospital de Urgência (HU), nosso maior trunfo na pandemia, que não deixou nenhum paciente de Covid-19 sem leito. Agora é a hora de investirmos na Atenção Básica, nas nossas UBSs”, ressaltou, em resumo.
Na UBS do Nazareth, dentre as principais intervenções a ser executadas estão a reforma da rampa de acesso, da sala de odontologia, do telhado para captação de águas pluviais e pintura da Unidade.
Na UBS Areião, os pacientes serão contemplados, da mesma forma, com reforma do telhado e forro, pintura interna e externa.
Impacto positivo
Para o diretor da Atenção Básica, Dr. Stefanos Lazarou, a modernização das Unidades impacta positivamente no tratamento do paciente.
“Um ambiente mais claro, melhor cuidado deixa tanto o paciente mais seguro como a equipe mais motivada para trabalhar e desenvolver um melhor trabalho em prol da saúde do município”, relatou.
Unidades Básicas de Saúde
São Bernardo possui, por exemplo, 33 Unidades Básicas de Saúde.
Delas, 20 funcionam, portanto, com horário estendido até às 22h, por meio do programa Saúde na Hora Certa.
Juntas, as unidades são, em conclusão, porta de entrada da Saúde pública no município, responsáveis pelos serviços de consultas médicas, exames laboratoriais, vacinação, atendimento odontológico, pré-natal de gestante, dispensação de medicamentos, acompanhamento de pacientes crônicos como diabéticos e hipertensos, tratamento em grupos, visitas domiciliares, entre outros.