Prefeito Orlando Morando inaugura o 1º Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista do Estado de São Paulo

In ABCD, Saúde On
- Updated
Fotos: Mariana Rodrigues/PMSBC

Sob gestão municipal, TEAcolhe terá serviço referenciado e agendado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs)

Com o objetivo de qualificar o cuidado e garantir um tratamento amplo e humanizado, a Prefeitura de São Bernardo inaugurou em São Bernardo, nesta quinta-feira (21.11), o primeiro Centro de Referência em Transtorno do Espectro Autista do Estado de São Paulo.

Denominado TEAcolhe, o novo equipamento funcionará de segunda a sexta-feira, das 7h às 19h.

Fica no andar térreo do prédio que abrigava o antigo Hospital Municipal Universitário (HMU), na Avenida Bispo Cesar D’acordo Filho, 161, Rudge Ramos.

Sob gestão municipal, com investimento próprio de R$ 450 mil para a reforma das instalações, o espaço foi completamente reestruturado e readaptado.

Isso para ofertar, acima de tudo, atenção completa no diagnóstico e tratamento de pacientes com transtorno do espectro autista.

O novo serviço será referenciado e agendado pelas Unidades Básicas de Saúde (UBSs) e pelos Centros de Atenção Psicossocial (CAPSs).

O custeio mensal da nova unidade terá aporte do Estado, conforme explicou o prefeito Orlando Morando na cerimônia de entrega do TEAcolhe.

Mais um legado

“Este é mais um legado da nossa gestão, que teve apoio da minha esposa, nossa deputada estadual, Carla Morando, que tratou a demanda junto ao governador Tarcísio de Freitas, que, por sua vez, teve muita sensibilidade em atender ao nosso pedido na instalação desse importante serviço. É um marco, uma referência no cuidado de TEA dentro da saúde pública, não só do Estado, como do País inteiro. Apenas com recurso municipal é impossível manter toda a estrutura de Saúde que São Bernardo oferece, por isso contamos com o envio de recursos do Estado para o custeio mensal e de emendas parlamentares que viabilizem o funcionamento de toda a nossa rede”, detalhou, em suma, o prefeito.

No novo equipamento serão ofertadas consultas médicas em psiquiatria, neurologia e neuropediatria.

Também haverá acompanhamento multiprofissional em fisioterapia, fonoaudiologia, assistência social, psicologia, terapia ocupacional e outros.

“Uma conquista imensurável também para mães, pais, demais familiares, e principalmente, para os pacientes com transtornos do espectro autista, que passam a ter um serviço especializado, a partir de agora, com toda a estrutura necessária para o seu pleno desenvolvimento”, reforçou, da mesma forma, o secretário de Saúde, Dr. Geraldo Reple.

Estrutura

O TEAcolhe conta, em conclusão, com 11 salas.

São três consultórios médicos, três salas multiatendimento e sala de cuidados de enfermagem.

Além disso, espaço sensorial, biblioteca, refeitório, sala de reunião, recepção, sala de espera, vestiários, copa, administração e outros.

You may also read!

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Prefeitura de São Caetano revê critérios de bolsas de estudo no Instituto Mauá de Tecnologia para ampliar acesso

Benefício para garantir que o estudante de São Caetano do Sul continue seu progresso educacional no Ensino Superior, a

Read More...

Paço tem novo visual em São Bernardo

Intervenções passam da sinalização viária a novo paisagismo, poda de árvores, limpeza de canteiros e reforço na iluminação pública Cartão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu