Prefeito Orlando Morando entrega Centro Municipal de Educação Integral de São Bernardo

In ABCD, Educação On
- Updated
Fotos: Josy Monteiro e Mariana Rodrigues/PMSBC

Unidade de ensino instalada em área onde funcionava antigo campus da Universidade Metodista, na Avenida Senador Vergueiro, recebeu, acima de tudo, nome do ex-ministro Paulo Renato Costa Souza; Emeb ofertará 525 vagas a partir de 2025

Confirmando a Educação como agenda prioritária de governo de São Bernardo, o prefeito Orlando Morando inaugurou nesta segunda-feira (16.12) o Centro Municipal de Educação Integral.

O complexo ocupa as dependências do antigo campus da Universidade Metodista no Jardim do Mar (Avenida Senador Vergueiro, 1301).

Recebeu o nome do ex-ministro da Educação Paulo Renato Costa Souza e ofertará 525 novas vagas aos estudantes do Ensino Fundamental (6º ao 9º ano) em período integral já a partir de 2025.

Em seu discurso, o chefe do Executivo Municipal destacou o legado deixado por Paulo Renato Costa Souza.

“Um dia duplamente feliz: primeiro porque estamos ampliando a oferta do ensino em período integral em nossa cidade, contribuindo para a formação completa dos nossos estudantes. Segundo porque essa unidade leva o nome do eterno ministro da Educação Paulo Renato Costa Souza. Um homem que mudou a educação de um país inteiro, criando diretrizes cruciais para o avanço da educação básica”, analisou, em resumo.

Investimento de R$ 1,2 milhão

Para adequação da nova EMEB aos padrões da rede municipal, foi necessário, acima de tudo, investimento de R$ 1,2 milhão.

O montante inclui obras físicas para manutenção de telhado, revisão de tubulação e dos banheiros, adequação do refeitório, pintura, instalação de portas, vidros e bebedouros, além de aquisição de mobiliário.

No total, 18 salas de aula atenderão a 525 estudantes já matriculados para o ano letivo de 2025.

Eles são oriundos da EMEB Maria Adelaide, EMEB Geraldo Hypólito, além de alunos que moram num raio de até sete quilômetros da unidade.

Além de ressaltar o avanço na educação em tempo integral em São Bernardo desde 2017, o prefeito Orlando Morando observou que, embora o ano esteja acabando, ainda serão observadas entregas importantes na educação até o fim de final de 2024.

“Nosso compromisso com a população é uma realidade e vamos dar sequência ao nosso planejamento até o dia 31 de dezembro. Fico muito orgulhoso em observar a evolução que demos nos últimos oito anos, com o fim da fila por vaga em creche, entrega de uniforme e material no primeiro dia de aula, reforma de todas as escolas, merenda de qualidade e segurança para crianças e profissionais da educação com a presença dos GCMs nas unidades”, disse.

Secretária de Educação de São Bernardo, Sílvia Donnini relembrou o período em que trabalhou junto ao ministro Paulo Renato Costa Souza.

“Tenho um enorme orgulho em ter feito parte da equipe do ministro e ter compartilhado de perto suas ideias sobre a educação. É um marco para a nossa cidade um equipamento municipal levar o nome dele”, observou.

Educar Mais

Criado em 2017, o Programa Educar Mais oferece jornada escolar de nove horas diárias.

No período, são ofertadas quatro refeições (café da manhã, almoço, café da tarde, e jantar) e currículo diferenciado,

São agregadas às disciplinas tradicionais da Base Nacional Comum Curricular aulas de inglês e italiano, educação ambiental, iniciação científica, robótica e música, por exemplo.

Nos últimos anos, a Prefeitura ampliou em 110% a oferta de vagas em período integral, totalizando 29.806 estudantes matriculados em unidades escolares que oferecem essa modalidade para o ano letivo de 2025.

Justíssima homenagem

Um dos principais nomes da Educação brasileira em todos os tempos, Paulo Renato Costa Souza foi ministro da Educação no governo Fernando Henrique Cardoso (1995 a 2002).

Sua gestão foi fundamental, em suma, para importantes avanços na Educação.

Foi responsável, por exemplo, pela criação e implementação de reformas e políticas públicas que moldaram o sistema educacional do País.

Entre elas, a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (LDB), e a criação e expansão do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).

Também implantou o FUNDEF, o atual FUNDEB (Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação).

Acordo

A transferência do imóvel ocupado pela EMEB Ministro Paulo Renato Costa Souza é resultado, em suma, de acordo entre a Metodista e a Prefeitura.

Isso, para regularizar as dívidas da universidade com o município por meio do Programa de Regularização Tributária (PRT), da Secretaria de Finanças.

O Centro Municipal de Educação Integral fica, portanto, na Avenida Senador Vergueiro, 1.301, esquina com a Rua João de Azevedo.

Ocupa área de 13.379,80 metros quadrados, sendo 6.289,51 metros quadrados de área construída.

O antigo campus universitário, desocupado desde 2020, conta, por exemplo, com dois blocos,

São compostos por salas, auditório, refeitório, estacionamento e sanitários, além de copa, vestiário e áreas de administração.

You may also read!

Marcelo Lima dá início à revitalização de praça no Campestre, região dos Casa

Ordem de serviço permitirá a implantação de academia ao ar livre, playground, espaço pet, quadra de basket street, nova

Read More...

Diagnóstico da obesidade terá novos parâmetros a partir de 2025

Conforme especialistas vêm defendendo há muitos anos, incluindo cirurgiões da Sociedade Brasileira de Cirurgia Bariátrica e Metabólica (SBCBM), o

Read More...

Estádio 1º de Maio será palco da estreia do São Bernardo neste domingo

Tigre faz confronto contra o Bragantino, a partir das 16h, buscando, em primeiro lugar, manter bom momento na elite

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu