Equipamento, em área revitalizada na Rua Valdomiro Luiz, oferece mais qualidade de vida à população, com quadra esportiva, academia de ginástica e playground
O Programa Praça-Parque, o maior projeto de transformação de áreas ociosas em espaços de lazer e esportes de São Bernardo, chega ao Jardim Nossa Senhora de Fátima.
O 46º equipamento do tipo na cidade foi inaugurado, em primeiro lugar, na manhã deste domingo (26.09) pelo prefeito Orlando Morando.
Ele passa a oferecer à comunidade local, acima de tudo, infraestrutura completa.
Tem, portanto, quadra de esportes, academia de ginástica ao ar livre e playground para as crianças.
Autoestima
Para o prefeito Orlando Morando, o programa Praça-Parque é um dos símbolos de resgate da autoestima e sensação de pertencimento da população ao município.
Afinal de contas, revitaliza áreas até então inutilizadas, e leva mais qualidade de vida aos moradores.
“A Prefeitura vem trabalhando para tornar São Bernardo melhor em todos os sentidos, na Saúde, Educação, Mobilidade Urbana, entre outras áreas. E esse é um programa fundamental para que a comunidade volte a ocupar e cuidar dos espaços públicos e tenha orgulho do bairro onde vive”, ressalta o chefe do Executivo.
A obra, realizada pela Secretaria de Serviços Urbanos por meio do Departamento de Parques e Jardins, demandou investimento de R$ 240 mil.
Após amplo trabalho de revitalização, o terreno de 1.030 metros quadrados, na Rua Valdomiro Luiz, passou a contar também com pintura geral e demarcação de piso.
Além disso, nova iluminação, paisagismo, novas luminárias em LED e fechamento em gradil.
Vice-prefeito de São Bernardo e secretário de Serviços Urbanos, Marcelo Lima destaca ainda que o sucesso do Programa Praça-Parque é resultado do envolvimento da comunidade no cuidado dos espaços.
“Aqui no Jardim Nossa Senhora de Fátima, onde a gente tinha apenas uma quadra, passamos a ter um equipamento completo para atender as famílias, inclusive com espaço para as ações desenvolvidas pelo Instituto Geração Futura”, diz.
Sobre o Programa Praça-Parque
Implantado em 2017, o Programa Praça-Parque já beneficiou moradores de diversos bairros de São Bernardo.
Entre eles, Assunção, Silvina, Alvarenga, Baeta Neves, Centro, Rudge Ramos, Demarchi, Planalto, Taboão, Jardim do Mar e outros.
Neste modelo de ação, a comunidade escolhe um representante que fica responsável pela abertura e fechamento do espaço.
Isso acontece de forma democrática e participativa, com apoio da Guarda Civil Municipal (GCM), em caso de necessidade.
Na visão da auxiliar de cozinha Sueli Lopes, 55 anos, o bairro só tem a ganhar com essa opção de lazer para as crianças.
“Ficou muito bonito e vai ser ótimo para a comunidade. Espero que todos cuidem dessa praça-parque como se fosse o quintal de casa”, comenta.