Assim como em todos os anos, o prefeito Orlando Morando fez questão de acompanhar, nesta sexta-feira (09.06), as ações.
São abordagens realizadas em todo o município, especialmente nos locais identificados como de maior concentração de pessoas em situação de rua.
“Sabemos que é uma missão difícil e que é um enorme desafio convencer essas pessoas a deixar as ruas, onde têm toda a liberdade, e pernoitar no abrigo, onde há regras. É um trabalho importante e que visa evitar mortes por hipotermia”, observa.
Conforme explica o secretário de Assistência Social de São Bernardo, André Sicco, entre 1º de junho e 30 de setembro, a equipe do serviço especializado em abordagem social funciona 24 horas por dia, todos os dias da semana.
Reforçando, assim, a orientação sobre risco de morte e ofertando serviço de acolhimento e até mesmo de saúde àqueles que necessitarem.
“A Prefeitura de São Bernardo oferece todas as condições para receber essas pessoas em situação de vulnerabilidade de forma digna, em ambiente limpo e com profissionais capacitados”, ressalta.
Medida judicial
A Prefeitura de São Bernardo conquistou na Justiça, em 2021, o direito de garantir o acolhimento das pessoas em situação de rua mesmo contra a vontade nos dias em que a temperatura atinge a mínima de 5°C.
A medida segue válida para este ano.
O objetivo da ação é proteger vidas e evitar óbitos entre esse público, que é de altíssima vulnerabilidade social.
Ampliação de vagas
Durante a Operação Cobertor que Salva, a Prefeitura amplia em até 30 o número de vagas para acolhimento da população, se necessário.
Dessa forma, chega a 180 a quantidade de vagas para pernoite no Centro de Acolhimento 24 horas, localizado na Rua Tapajós, 10, Centro.
O equipamento municipal oferece, ainda, café da manhã, almoço, café da tarde e jantar.
Além de espaço de convivência, área para banho e kit de higiene e local para lavagem de roupa, fora o abrigo para carrinhos e canil.
Serviço
Toda a população de São Bernardo pode, em conclusão, contribuir com essa força-tarefa em prol da população mais vulnerável.
Isso, relatando casos de pessoas em situação de rua que demandem apoio das equipes da Assistência Social, GCM e Saúde.
O contato deve ser feito por meio dos telefones 99231-7784, 99231-6599 e 153 (GCM), além do SAMU (192).
Nos casos de crianças e jovens envolvidos, o serviço especializado em abordagem infantil pode ser acionado pelos telefones 99231-2764 e 99231-4450.
Além disso, pode ser acionado o Conselho Tutelar: 96845-1861 e 94818-2853.