Prefeito Marcelo Oliveira vistoria obras de restauro do Museu Barão de Mauá

In ABCD On
- Updated
Fotos: Evandro Oliveira/PMM

Técnicos abordaram, em suma, aspectos do trabalho desenvolvido no telhado e sobre a raspagem de paredes, portas e janelas

Na manhã desta terça-feira (07.10), o prefeito, Marcelo Oliveira, realizou vistoria às obras de restauro do Museu Histórico Barão de Mauá.

Estava acompanhado pelo engenheiro responsável pela obra, Érico Bortoleto, a arquiteta da Secretaria de Planejamento Sylmara Jacob, o secretário de Cultura, Deivid Couto, e equipe técnica.

A autorização para o início das obras foi assinada, em primeiro lugar, em 04.08.
Durante a visita, os profissionais abordaram, por exemplo, aspectos técnicos do trabalho desenvolvido no telhado e sobre a raspagem de paredes, portas e janelas.

O objetivo é chegar, portanto, ao ponto original do madeiramento do imóvel, que tem cerca de 300 anos.

O telhado é, originalmente, sustentado por um pilar de madeira entalhada.

O piso é de tijolo, a varanda e as paredes são de taipa de pilão, mistura de areia, argila, estrume e sangue de boi, uma técnica árabe milenar.

A largura das paredes é de 60 cm.

Grande orgulho

“Estamos acompanhando de perto todo o trabalho, e é motivo de grande orgulho ver preservado um bem tão valioso. Trata-se de uma obra delicada, que exige atenção e cuidado em cada detalhe. Preservar o Museu é um gesto de respeito com a população e uma forma de garantir que as novas gerações possam conhecer e valorizar a verdadeira história da nossa cidade”, disse o prefeito.


O Museu Histórico Barão de Mauá é tombado como patrimônio histórico da cidade.

Tem um acervo de mais de 10 mil itens, que inclui fotografias, objetos e documentos.

O prédio é tombado pelo Condephaat, e receberá acessibilidade, banheiros e reserva técnica, a fim de abrigar o acervo.

Da mesma forma, terá a construção de dois lances de arquibancada para acomodar visitantes, além de palco para apresentações culturais/artísticas.

O projeto de restauro tem recursos garantidos da Política Nacional Aldir Blanc, do Governo Federal, e foi selecionado pelo Programa de Ação Cultural (Proac) do Estado de São Paulo, no valor de R$ 4 milhões.

A expectativa é de que as obras estejam concluídas até dezembro de 2027.
O Museu Barão de Mauá é uma Casa Bandeirista.

Servia de ponto de apoio para expedições dos bandeirantes paulistas em busca de riquezas minerais, terras e escravos, entre os séculos XVI e XVIII.

É, além disso, uma das oito remanescentes no Estado.

A única, em conclusão, no ABCD.

You may also read!

Feira livre do Centro recebe Vacimóvel Diadema neste domingo (16.11)

Ação facilita e amplia o acesso da população aos imunizantes, durante o final de semana; doses continuam disponíveis nas

Read More...

Gilvan Ferreira transforma área degradada em usina fotovoltaica em Santo André

Santo André acaba de transformar, por exemplo, um antigo problema em motivo de orgulho. Terreno no final da Rua Espírito

Read More...

Diva’s Spa traz conceito de festa hiperpersonalizada a Santo André

Pesquisas apontam, em primeiro lugar, que consumidor busca nostalgia e experiências únicas Santo André ganha, portanto, novo espaço dedicado às

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu