Acervo chega a 400 obras, sendo metade de pinturas sobre tela, inclusive de artistas como, por exemplo, Tomie Ohtake
Perto de completar 22 anos de fundação, a Pinacoteca de Mauá recebeu, em primeiro lugar, a visita do prefeito, Marcelo Oliveira,
Ele foi conhecer, acima de tudo, a Sala de Reserva Técnica e a Pinacoteca de Mauá, nas dependências do Teatro Municipal, nesta sexta-feira (03.10).
Desde a fundação em 2003, a Pinacoteca de Mauá organiza e apresenta as obras de artistas e a memória coletiva da cidade.
São obras de Tomie Ohtake, Toshiharu Mitsunaga, Yasuichi Kojima, Aluísio dos Santos, Roger Ramos, Dener de Sousa, Talita Rocha, Lisa Mangussi, Cristiane Carbone e Luiz Sacilotto.
“A Pinacoteca tem um importante acervo, rico e moderno”, explicou a curadora Luciana Senhorelli.
O curador e educador Reginaldo Moura demonstrou o crescimento dos números de visitantes que foram ampliados.
“Somente no 1º Encontro do Patrimônio Histórico, tivemos uma visitação de 1222 pessoas na exposição. E no 1º Encontro do Patrimônio Histórico, foram 733, quando, na média, este número era de 350 a 400 pessoas”, explicou.
Parcerias
Isto foi obtido a partir de parcerias com outras secretarias municipais, como Educação e Assistência Social.
No Caso da exposição do Patrimônio histórico, foram convidadas 12 escolas municipais para visitas monitoradas.
Todas levaram alunos e profissionais da comunidade escolar, como as auxiliares de Desenvolvimento Infantil.
Para o secretário de Cultura, Deivid Couto, “estamos observando os investimentos do governo em importantes aspectos culturais, como na reforma do Museu da Casa Bandeirista e da Casa do Parque Ecológico Oswaldo Dias, por exemplo, que demonstram um compromisso com a História e a Cultura da Cidade. Mas, estamos avançando em outras áreas, inclusive com a Pinacoteca Itinerante, que vai aos territórios para partilhar conhecimento.”
O prefeito destacou a importância de “sensibilizar a população para aspectos históricos da cidade, como, por exemplo, homenagear os autonomistas no Centro da cidade. Acho importante levar a História de Mauá para todos os cantos.”
A. população pode fazer uma visita virtual à Pinacoteca Virtual, no endereço https://www.pinacotecamaua.com/.
A Pinacoteca Virtual foi conseguida por meio de investimentos destinados pelo Programa de Ação Social (Proac).
