Prefeito Marcelo Oliveira participa de Ciclo de Debates promovido pelo TCESP

In ABCD On
- Updated
Foto: Evandro Oliveira/PMM

Evento reuniu lideranças regionais para discutir boas práticas de gestão pública

O prefeito de Mauá, Marcelo Oliveira, participou nesta semana da 29ª edição do Ciclo de Debates com Agentes Políticos e Públicos, promovido pelo Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). O chefe do Executivo mauaense liderou a comitiva, acompanhado do Controlador Interno do Município, Dr. Adriano Paciente, e de parte da sua equipe. O evento foi realizado no Palácio das Artes, em Praia Grande, e reuniu representantes de 17 municípios do litoral paulista e da região do Grande ABC.

Na atividade, Marcelo Oliveira se reuniu com Antonio Roque Citadini, presidente do TCE-SP, e com os demais prefeitos presentes, fortalecendo o diálogo institucional e a troca de experiências entre os gestores públicos.

O Ciclo de Debates é uma oportunidade para o TCE-SP difundir boas práticas administrativas junto a prefeitos, vereadores, secretários e gestores públicos, além de esclarecer dúvidas sobre a gestão municipal. Os encontros são organizados pela Secretaria-Diretoria Geral e pelos Departamentos de Supervisão da Fiscalização, em parceria com as Unidades Regionais do TCE em todo o Estado.

O prefeito Marcelo Oliveira ressaltou a relevância do evento como espaço de aprendizado e aprimoramento da gestão pública: “Eventos como este são fundamentais para que os gestores possam atualizar conhecimentos, trocar experiências e reforçar o compromisso com uma administração pública eficiente e transparente. O Tribunal de Contas cumpre um papel pedagógico importantíssimo, orientando e qualificando os gestores municipais para que entreguem melhores resultados à população”, destacou Marcelo Oliveira.

O Controlador Interno do Município, Dr. Adriano Paciente, também enfatizou a importância da participação de Mauá no evento: “Esses encontros anuais são de suma importância para todos os 644 municípios sob fiscalização desse órgão de controle externo, pois enfatizam a relevância da relação institucional, educativa e orientativa da Corte de Contas Paulista com seus jurisdicionados, abordando temas sensíveis de interesse público, como o poder-dever da Administração Pública, boas práticas administrativas, gestão pública, Índice de Efetividade da Gestão Municipal (IEG-M), Compras Públicas, Planejamento e Controle, e os desafios para a efetiva implementação da Agenda 2030 — os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável. Ações de agentes políticos e dirigentes municipais imbuídas de interesse público favorecerão diretamente a sociedade”.

1ª Gestão Marcelo Oliveira já tem duas contas aprovadas pelo TCE

Marcelo Oliveira destacou que as duas primeiras contas municipais de seu mandato, referentes aos anos de 2021 e 2022, foram aprovadas pelo Tribunal de Contas. Para o prefeito, o resultado demonstra a seriedade da atual administração. “É um reconhecimento importante do trabalho sério e responsável que estamos realizando em Mauá. Esse resultado reforça nosso compromisso com a transparência, a eficiência e o uso correto dos recursos públicos em benefício da nossa população”, afirmou.

Avanço na transparência fiscal

Um dos principais marcos da atual administração foi a reestruturação financeira iniciada em 2021, que já apresenta resultados expressivos. Mauá recebeu nota A no mais recente ranking do Siconfi (Sistema de Informações Contábeis e Fiscais do Setor Público), elaborado pelo Tesouro Nacional, que avalia a transparência na prestação de contas do uso do dinheiro público de Estados e municípios.

Entre 2020 e 2023, Mauá evoluiu significativamente: saiu da nota D (com 61,23 pontos) para a nota A (com 143,8 pontos). No ranking nacional, a cidade saltou da 3940ª para a 116ª posição. No Estado de São Paulo, o avanço foi ainda mais expressivo, da 571ª para a 9ª colocação, sendo atualmente o município mais bem classificado da Região Metropolitana de São Paulo.fotos: Evandro Oliveira/PMM

You may also read!

Ribeirão Pires anuncia Leni Walendy como nova secretária de Educação

Educadora com ampla experiência na gestão pública e na área educacional assumirá a Pasta, portanto, nos próximos dias A Prefeitura

Read More...

Revitalizado, Mirante Santo Antônio ganha binóculo panorâmico 360º em inauguração neste sábado (13.06)

Equipamento doado pela Rede D’Or amplia experiência turística no local, que recebe cerimônia de entrega da revitalização e integra

Read More...

Receita Federal intensifica o cruzamento de dados e aumenta pressão sobre comerciantes

Fiscalização digital exige maior organização fiscal e financeira dos varejistas para evitar riscos de autuação e fortalecer a gestão

Read More...

Leave a reply:

Your email address will not be published.

Mobile Sliding Menu