Número é três vezes maior que no ano anterior; 85% das solicitações são realizadas pelos canais digitais do programa
Em 2022, o Poupatempo bateu seu recorde anual de atendimentos. Graças à ampliação dos postos e das plataformas digitais, o programa encerra 2022 contabilizando 100 milhões de atendimentos, o que representa três vezes a média de serviços registrada em anos anteriores.
Desse total, cerca de 15 milhões (15%) foram registrados em mesa e outros 85 milhões (85%) por meio dos canais eletrônicos, como o portal (www.poupatempo.sp.gov.br), aplicativo Poupatempo Digital, o assistente virtual ‘P’, que está no canto inferior direito do portal e no WhatsApp, pelo número (11) 95220-2974, e totens de autoatendimento.
“Nos últimos anos, trabalhamos para ampliar os canais e as opções de serviços ao cidadão, facilitando e levando o Poupatempo cada vez mais perto das pessoas. Alguns exemplos disso são a criação do aplicativo Poupatempo Digital, a ampliação dos postos e dos totens para cidades de menor porte, a modernização do atendente virtual, e a inclusão de quase 250 novos serviços digitais nas plataformas do programa”, explica Murilo Macedo, diretor da Prodesp – empresa de tecnologia do Governo do Estado, responsável pela gestão do Poupatempo.
Atualmente, entre as 254 opções oferecidas nos canais digitais, entre as mais procuradas estão a carteira de vacinação digital contra a Covid-19, pesquisa de pontuação e de restrição de veículos, licenciamento, IPVA, solicitações relacionadas à CNH, consulta de situação eleitoral, Bolsa do Povo e Atestado de Antecedentes Criminais.
Entre os órgãos que oferecem atendimento nos canais eletrônicos do Poupatempo, estão a Cetesb, CDHU, Crea, Detran, IIRGD, Jucesp, Procon, PGE, Receita Federal, Sabesp, TRE, secretarias estaduais de Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Social, Governo, Fazenda, Saúde, Transportes, além de diversas prefeituras.
Nos últimos anos, o Poupatempo tem chegado aos municípios menores, por meio do atendimento eletrônico, incluindo os equipamentos de autoatendimento. Já são mais de 850 totens distribuídos em todas as regiões do Estado, com funcionários treinados para auxiliar os usuários que precisam. Os equipamentos contam com leitor biométrico, para agilizar pedidos de documentos como RG, CNH e desbloqueio do cartão Bolsa do Povo, por exemplo, e possuem scanner integrado, para efetuar upload de arquivos, quando necessário.